Topo

Aeroporto de Porto Alegre tem 22 partidas e chegadas canceladas na manhã desta quarta-feira

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

08/06/2011 09h00

Dos 34 voos que partiriam ou chegariam no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na manhã desta quarta-feira (8), 22 foram cancelados e três estão atrasados, de acordo com a Infraero.

Das 24 partidas, 14 foram canceladas e dois estão atrasadas. Seis voos da Gol, quatro da Azul, três da Tam e uma da Avianca que partiriam da capital gaúcha foram suspensos.

Também há cancelamento nos voos que pousariam no Salgado Filho. Das 11 chegadas previstas, oito foram canceladas e uma está atrasada.  A Infraero não informa o motivo dos cancelamentos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) há presença de cinzas vulcânicas, provenientes do Chile, em seis aeroportos brasileiros: Porto Alegre, Florianópolis (SC), Joinville (SC), Navegantes (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

No entanto, somente em Foz do Iguaçu todas as operações de pouso e decolagem estão suspensas por causa das cinzas.

Voos internacionais

A situação dos voos internacionais brasileiros melhorou nesta quarta-feira depois que dezenas de decolagens para a América do Sul foram canceladas na véspera pelas cinzas expelidas por um vulcão no Chile.

Segundo dados da empresa que administra os aeroportos do brasileiros, Infraero, apenas 5 de 28 voos internacionais tinham sido cancelados até às 8h, percentual de 17,9% ante índice de cerca de 40% na terça-feira.

O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado passado. A nuvem vulcânica, que atingiu uma altura de 12 quilômetros na direção sudoeste-noroeste, chegou à capital Buenos Aires na terça-feira, fechando aeroportos argentinos e afetando operações no Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil.

Em nota divulgada no final da terça-feira, a companhia aérea TAM (TAMM4) afirmou que a previsão era de que "os voos operem normalmente amanhã (quarta-feira) nos aeroportos de Buenos Aires (Argentina); Assunção e Ciudad del Este (Paraguai); Santiago (Chile) e Foz do Iguaçu (PR)". A companhia programou voos extras para transportar passageiros afetados pelos cancelamentos.

Também no final da terça-feira, as principais companhias aéreas que operam na Argentina começaram a retomar gradativamente serviços domésticos e internacionais com a dissipação da nuvem de cinzas.

*Com informações da Reuters