Topo

São José dos Ausentes (RS) registra -8ºC e amanhece com geada

Lucas Azevedo

Especial para o UOL Notícias<br> Em São José dos Ausentes (RS)

04/07/2011 10h24

A segunda-feira amanheceu gelada em São José dos Ausentes (233 km de Porto Alegre), nos Campos de Cima da Serra. Mesmo acostumados com mínimas abaixo de zero, os moradores da cidade saíram de casa no início desta manhã lutando contra o frio. Às 7h, o termômetro da cidade acusava -8ºC. No entanto, o vento fraco fazia com que a sensação térmica fosse de mais frio.

Em algumas casas, a água congelou nos canos, causando transtorno ao despertar de trabalhadores e estudante. Foi o caso de uma senhora que quase perdeu uma consulta no dentista, pois as dobradiças da porta de sua casa haviam emperrado.

Aos poucos as ruas desertas de Ausentes foram sendo ocupadas por pedestres. Até então, o movimento era apenas de um trio de cachorros que brincavam entre si, parecendo não se importar com o frio.

Às 8h, a temperatura era de -7ºC, o que fez com que a pequena Graziela, de 7 anos, hesitasse em ir à escola. “Tá muito frio”, disse a menina, coberta por camadas e camadas de roupas.

A geada deu aspecto esbranquiçado à paisagem. Estradas de terra, pastagens e açudes, todos com finas camadas de gelo. No chão, cristais de até sete centímetros se acumularam durante a madrugada.

Deixando o centro da cidade, rumo à parte rural, era possível ver na estrada de terra poças congeladas e até maciças pedras de gelo.

Difícil mesmo foi para o frentista Maurício Macedo, de 18 anos. Para iniciar o trabalho às 6h30, ele acordou uma hora antes à base de muito café quente. Durante todo o dia, se divide entre a bomba de combustível e a lavagem dos veículos.

Macedo mostra o que veste: uma touca, um boné, duas meias, duas calças, uma camiseta, seis blusões e uma jaqueta. Mesmo assim, é difícil ficar exposto ao vento. “Quando dá uma folga entre um cliente e outro, corro pra dentro da loja de conveniência”, afirmou.

Frio generalizado

O frio desta segunda-feira atingiu todas as regiões do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a mínima da madrugada foi 1,3°C no bairro Lomba do Pinheiro.

Conforme dados da empresa de meteorologia MetSul, na região da Campanha fez – 1,7ºC na cidade de Dom Pedrito. Já no Alto Uruguai, Erechim registrou -1,5ºC.

No noroeste gaúcho, os termômetros marcaram -2°C em Santa Rosa. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, a mínima foi de -4,7ºC.