Topo

Turista francesa aparece gravemente ferida na ilha de Boipeba (BA); polícia investiga

Heliana Frazão

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Salvador

12/07/2011 15h45

  • Arte UOL

A turista francesa Catherine Sylavaine Marth, 61, está internada em estado grave na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. No último domingo (10), Catherine foi encontrada desacordada e ferida gravemente na cabeça em uma praia da ilha de Boipeba, 220 km ao sul da capital baiana.

Uma equipe de investigadores da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Valença, região sul da Bahia, está em Salvador desde a manhã desta terça-feira (12) para ouvir parentes e amigos da turista francesa.

Segundo a delegada Glória Isabel Ramos, coordenadora da 5ª Coorpin, o objetivo dos investigadores é esclarecer se Catherine foi vítima de assalto ou se sofreu uma queda para, a partir de então, definir os rumos da investigação.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a turista francesa foi submetida a uma craniotomia (descompressão do tecido cerebral) e se encontra na UTI em coma induzido.

Catherine foi encontrada por moradores da praia de Ticimirim perdendo muito sangue. De imediato, ela foi levada ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha a Valença, e, posteriormente, transferida para a capital.

A delegada titular da Delegacia do Turista (Deltur), Marita Souza, disse que as informações em torno do caso ainda são desencontradas. Segundo ela, a pessoa que acompanhou Catherine de Boipeba ao hospital forneceu poucas informações sobre o incidente e a vítima.

De acordo com a delegada, há ainda a informação, não confirmada, de que alguns pertences teriam sido levados da vítima, que deveria deixar a Bahia nesta quarta-feira (13).

A delegada aguarda a presença de um filho da turista, que mora em São Paulo, ainda hoje, para formalizar a queixa e prestar mais esclarecimentos sobre a estada da mãe na Bahia.