Mulher morre afogada dentro de casa alagada por enchente no RS
Uma mulher de 58 anos morreu afogada, na noite dessa sexta-feira (22), dentro da própria casa que havia sido invadida pela água da chuva, no município gaúcho de São Jerônimo (a 57 quilômetros de Porto Alegre).
Conforme o testemunho de vizinhos, Maria de Lurdes Anselmo da Silva estava embriagada durante o incidente. Quando seus filhos chegaram ao local, ela já estava sem vida.
Na manhã deste sábado (23), a perícia confirmou que a vítima tinha ingerido bebida alcoólica.
Assim como seus vizinhos no bairro Princesa Isabel, Maria de Lurdes passava a noite na casa tomada pelas águas.
A prefeitura de São Jerônimo (na região Carbonífera) já havia decretado situação de emergência. Na cidade, 25 moradores estão desalojados e 10 desabrigados.
Além do município, outros três informaram à Defesa Civil estadual condições emergenciais desde a noite desta sexta-feira, elevando o número para 17.
São eles: Estrela (no Vale do Rio Pardo), São Sebastião do Caí (no Vale do Caí), e Bom Retiro do Sul (no Vale do Taquari).
Os demais são Montenegro, Bom Principio e Pareci Novo (no Vale do Caí); Sarandi e Charrua (no Norte), Arvorezinha, Encantado, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Lajeado e Santa Tereza (no Vale do Taquari); e Novo Tiradentes (nas Missões).
Além dessas cidades, outras 17 enviaram à defesa civil notificações preliminares de desastre comunicando estragos.
Ao todo, a chuva e as enchentes no Rio Grande do Sul atingiram 110.314 pessoas, deixando 12.990 desalojadas, 6.373 desabrigadas e 3.751 edificações afetadas.
Tempo seco
O final de semana será seco e frio em todo o Rio Grande do Sul. Porém, a Defesa Civil está em alerta, pois alguns rios devem continuar enchendo nos próximos dias.
É o caso do rio dos Sinos, no Vale dos Sinos, nas cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo; do rio Caí, no Vale do Caí, em Montenegro e São Sebastião do Caí; e Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Agora, o novo desafio para os desabrigados é encarar o frio, que deve proporcionar marcas próximas ao 0ºC na serra em localidades de baixada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.