Vandalismo contra coleta mecanizada é obra da "máfia do lixo", diz prefeito de Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), classificou como ação da “máfia do lixo” o novo ato de vandalismo ocorrido na madrugada desta segunda-feira (25) na capital, quando seis contêineres da nova coleta mecanizada de lixo orgânico foram incendiados. Em menos de duas semanas após instalados, oito equipamentos já foram parcialmente destruídos.
“A gente sabe que em todo o país, sempre que se fazem ações sobre o lixo, há grupos poderosos envolvidos no assunto. Alguns de forma transparente, outros de maneira complicada”, afirmou Fortunati. Segundo ele, durante o processo de discussão para implementar o novo sistema, recebeu “recados” dando a entender o futuro fracasso da iniciativa.
“Quando começamos a pensar sobre o novo sistema de coleta mecanizada, comecei a receber vários recados, do tipo ‘não vai conseguir que isso aconteça’, ‘isso não vai dar certo’. Num dia, instalamos os contêineres. Na madrugada do outro, eles foram incendiados. Achei muita coincidência. Logo após a instalação, para criar pânico, e agora de novo, na consolidação do serviço.”
No dia 14 de julho, 48 horas depois de serem instalados, dois compartimentos foram inutilizados pelo fogo no Centro Histórico da capital, nas ruas Duque de Caxias e João Manoel. Por pouco as chamas não atingiram uma sapataria próxima ao prédio da defensoria pública.
Nos incidentes desta segunda-feira, dois dos equipamentos incendiados precisaram ser substituídos. Apesar de serem pintados com tinta antipichação e feitos em aço galvanizado, que impede a propagação do fogo, os compartimentos tiveram peças de borracha e plástico destruídas.
Cada um vale R$ 4.000. Já a coleta mecanizada custa mensalmente aos contribuintes de Porto Alegre R$ 406 mil para o recolhimento, a lavagem e a manutenção dos contêineres.
“Não tenho provas, mas acredito se tratar de um ato devidamente orquestrado, uma tentativa de atingir o novo serviço de coleta. Exatamente quando está se consolidando o processo, se incendeiam mais seis contêineres. Não pode ser mera casualidade”, afirmou Fortunati.
A polícia está consultando imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar os vândalos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.