Seis botos cinzas aparecem mortos em praia da Ilha de Itaparica (BA)
Seis golfinhos da espécie “Sotalia guianensis”, popularmente conhecida como boto cinza, foram encontrados mortos na praia do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica (BA), durante o último mês de setembro. Com a última ocorrência registrada há dez dias, já são nove os animais encontrados sem vida na Baía de Todos-os-Santos neste ano.
Segundo a bióloga Priscilla Malafaia, da ONG Pró-Mar, a maioria dos golfinhos já se encontrava em estágio de decomposição, e um deles media aproximadamente 2,5 metros de comprimento. Ela informou que os animais foram enterrados – seguindo a recomendação das autoridades fitossanitárias – diante da impossibilidade de transferi-los para Salvador, onde poderia ser feito o procedimento de necropsia. “Sem isso, não poderemos precisar a causa da morte dos bichos”, disse.
O também biólogo Luciano Alardo, do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), confirmou a necessidade da necropsia, mas disse que as duas principais causas de morte de animais como os golfinhos estão ligadas a traumas com as redes de pesca, muito comuns na região. “Os bichos acabam morrendo afogados por conta de algumas lesões, além da falência do sistema digestivo com a ingestão de lixo como plásticos, espetos de madeira, pontas de cigarro e latas de cerveja e refrigerante.”
Para o diretor da ONG Biota Aquática, Rodrigo Nogueira, o lixo é um dos principais inimigos do ecossistema marinho da Baía de Todos-os-Santos. A entidade que ele representa é responsável pela realização de um evento anual que atua na limpeza das praias e também com um mergulho para a coleta de lixo no fundo mar. Desde 2008, segundo Nogueira, foram recolhidas mais de 13 toneladas de lixo das águas da Baía de Todos-os-Santos.
De acordo com informações do Instituto Mamíferos Aquáticos, cerca de 12 espécies de baleias e golfinhos podem ser encontrados na região. Entre elas estão a jubarte, fliper e minke.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.