Topo

Desabamento causado pelas chuvas mata uma pessoa em Salvador

Luiz Francisco

Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador

22/10/2011 12h37

As fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada deste sábado (22) provocaram a morte de uma pessoa e deixaram outra ferida, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Em Bom Juá (periferia da capital), o acidente aconteceu por volta das 3h30 e matou o garçom José Roque Santos, 46. Sua mulher, Marineuza Santos, 44, sofreu ferimentos na cabeça, mas não corre risco de morte.

Engenheiros da Sucom (Superintendência de Controle e Uso do Solo), órgão ligado à Prefeitura de Salvador, informaram que a construção inadequada de um muro de contenção, feito com bloco, provocou o desabamento. Com as chuvas, a estrutura cedeu e atingiu dois imóveis.

“Só escutei os gritos da mulher (Marineuza). Corri para ajudar, mas, infelizmente, não deu para salvar o garçom”, afirmou o cozinheiro Marcos Silva, que chegou ao local do desabamento às 4h30. Técnicos da Sucom, que estiveram no local após o acidente, informaram que o muro e o que restou dos dois imóveis serão demolidos para evitar a possibilidade de novos acidentes.

Da 0h até as 12h deste sábado, a Defesa Civil registrou 45 ocorrências, entre as quais quatro ameaças de desabamento, cinco deslizamentos de terra, duas quedas de árvores e três desabamentos parciais de imóveis.

Depois de três dias consecutivos, o sol apareceu esta manhã em Salvador, mas os problemas relacionados às chuvas continuam. Algumas ruas e avenidas da periferia continuam sem energia e há muito lixo espalhado na orla. Os fortes ventos também levaram para as praias sacos plásticos e garrafas e galhos de árvores. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) desaconselha o banho de mar neste final de semana por causa das ondas que podem chegar a três metros.

Na manhã deste sábado, o mau tempo provocou o fechamento da pista do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (462 km ao sul de Salvador), por duas horas. Três voos foram cancelados entre 8h e 10h. De acordo com João Bezerra, superintendente do aeroporto, deixaram de pousar no município dois voos que saíram de São Paulo e uma decolagem em direção a Salvador.