Topo

PF investiga morte de passageira em transatlântico que atracou no Rio

Do UOL Notícias*, em São Paulo

22/11/2011 09h49Atualizada em 22/11/2011 14h12

Equipes da Vigilância Sanitária e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Rio de Janeiro realizam inspeção em um transatlântico que atracou no porto na manhã desta terça-feira (22) com uma passageira morta.

Segundo informações da Polícia Federal no Rio, a mulher é norte-americana de 61 anos e teria morrido durante a viagem. Ela foi identificada inicialmente como Dorothy Phillips. O transatlântico de bandeira holandesa MS Vendaam partiu do Uruguai e passou pela Argentina e pelo Chile.

A PF não confirmou um suposto surto de intoxicação alimentar ou gastroenterite, primeiras informações de bastidores sobre o caso.

De acordo com a assessoria do órgão, os agentes aguardam a inspeção sanitária para, na sequência, receber os outros passageiros. Só então o corpo da passageira será liberado.

Passageiros que já desembarcaram contaram que algumas pessoas sentiram dores de barriga durante a viagem. Um deles, o turista norte-americano Richard Rezba, 67 anos, relatou ter constatado esse sintoma cerca de dez dias atrás, depois que saiu para comer em um restaurante no Chile.

“Apenas senti uma dor de barriga, fui medicado e agora me sinto bem”, contou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma crise de gastroenterite pode ter provocado a morte da passageira. Já o porto do Rio acredita que a idosa morreu em razão de circunstâncias naturais. Ainda não há confirmação oficial quanto à causa do óbito.

O comandante do MS Vendaam e outros representantes da empresa Holland Améric, responsável pela embarcação, estão na sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento. A PF só divulgará informações oficiais sobre o caso ao fim do trabalho de inspeção na embarcação.

Segundo relatos de passageiros, um código de alerta vermelha (o mais grave em uma escala de três) foi acionado pelo comandante do navio antes da chegada ao porto do Rio.

Além disso, há informações de que medidas de segurança relacionadas à alimentação foram acionadas no decorrer da viagem.

O navio MS Vendaam, de bandeira holandesa, integra a frota da empresa Holland Améric (com sede nos Estados Unidos) e tem capacidade para 1.350 passageiros. De acordo com as informações divulgadas pelo Píer Mauá, a embarcação saiu do Uruguai em direção à capital fluminense.

* Com informações de Hanrrikson Andrade, no Rio, e Agência Brasil