Topo

Bandidos chegam atirando a cidade no interior da Bahia, assaltam banco e fogem com reféns

Heliana Frazão

Do UOL, em Salvador

10/01/2012 13h13

Uma quadrilha de assaltantes invadiu Castro Alves (cidade com cerca de 25 mil habitantes localizada a 200 km de Salvador) impondo terror à população. O ataque ocorreu por volta das 11 horas desta segunda-feira (9), quando o grupo, estimado em 15 homens encapuzados e armados, chegou ao município para assaltar a agência do Banco do Brasil. Duas pessoas ficaram feridas e três foram feitas reféns. O valor roubado não foi informado pelo banco.

Há dois anos, em outro assalto, foram levados R$ 500 mil da mesma agência. A diferença, segundo a polícia, é que desta vez a ousadia dos bandidos foi bem maior. Testemunhas contam que o bando já entrou na cidade atirando. Toda a ação durou cerca de 40 minutos.

Conforme o delegado Adailton Adam, coordenador do Grupo Avançado de Repressão a Crime contra Instituições Financeiras (Garcif), o grupo estava em dois carros, uma S-10 e um Fiat Strada, e foi direto para a delegacia, onde atiraram contra as viaturas e atingiram um escrivão no joelho. De lá, eles seguiram para o banco, onde anunciaram o assalto.

Cerca de 12 clientes estavam dentro da agência. Alguns foram usados como escudos humanos. Após saquear os caixas, eles fugiram levando três reféns – o vigilante, que foi amarrado na carroceria de uma das caminhonetes, o gerente e o subgerente. Eles somente foram liberados no início da tarde, no distrito de Cachoeira.

De acordo ainda com a polícia, o pânico se espalhou entre os moradores da cidade, que corriam, aos gritos, pelas ruas, temendo serem atingidos pelos disparos feitos a esmo pela quadrilha, com o objetivo de manter o controle da situação.

Os tiros atingiram um ônibus que passava pelo local, ferindo o motorista na barriga. O veículo, que presta serviços à prefeitura, faz o transporte de moradores da zona rural. “Nossa sorte é que não foram muitos os feridos, pois havia muita gente nas ruas no momento da invasão”, disse o radialista Everaldo Magalhães.

Moedas ao chão

Os agentes policiais contam que o deboche dos bandidos chegou ao ponto de eles jogarem moedas de baixo valor nas ruas ao deixarem o local, após o assalto. Eles ainda deram duas voltas em torno da praça central, atirando, antes da fuga.

A polícia encontrou os veículos utilizados no assalto na localidade de Pedra Branca. Eles estavam incendiados. Imagens do circuito de segurança, que filmaram toda a ação, mostram que uma mulher fazia parte do bando. A polícia ainda não localizou os criminosos.

O escrivão foi internado no hospital regional de Castro Alves e, posteriormente, transferido para o hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas liberado no final do dia. Já o motorista do ônibus, ferido na barriga, foi levado para o hospital regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), onde foi operado. O estado dele é considerado estável.

Nos nove primeiros dias de janeiro dois outros municípios do interior baiano foram alvo de bandidos: São Miguel das Matas e Abaíra, que também tiveram suas agências bancárias assaltadas. No ano passado 35 bancos foram assaltados no interior baiano.