Topo

Secretário de Transportes de PE é flagrado dirigindo com sinais de embriaguez e perde habilitação

Teste do bafômetro mostrou sinais de embriaguez em Nascimento - Divulgação
Teste do bafômetro mostrou sinais de embriaguez em Nascimento Imagem: Divulgação

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

03/02/2012 13h53Atualizada em 03/02/2012 16h55

O secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PT), responsável pelo comando das políticas rodoviárias públicas e pela malha viária pernambucana, foi flagrado durante blitz da Lei Seca no Recife dirigindo um carro com sinais de embriaguez e teve a carteira de habilitação apreendida.

Segundo auto de infração da Polícia Militar, Isaltino foi parado na noite do dia 30 de janeiro, no bairro do Pina, área nobre da capital pernambucana. Ao perceberem que o condutor apresentava “olhos vermelhos e odor de álcool”, os militares que participavam da blitz o convidaram a realizar o teste do bafômetro. O secretário teria se negado a soprar o aparelho, mas não escapou da multa e teve a carteira apreendida na hora pelos policiais.

Ainda segundo o auto de infração, o deputado foi multado por “dirigir sob o efeito de álcool”. Com a apreensão da carteira de habilitação, o carro só não foi recolhido porque o secretário passou a chave a uma mulher, identificada pelos militares como Glória Maria. Como não houve acidente, o secretário não foi levado para uma delegacia.

A imprensa pernambucana chegou a divulgar, nesta sexta-feira (3), que o carro conduzido pelo secretário e deputado estadual licenciado, uma Hilux, era locado e pago pela Assembleia Legislativa. Em contato com o UOL, a assessoria de comunicação do Legislativo negou a informação. "Foram levantados todos os dados dos veículos com contrato com a Assembleia e não consta nada sobre esse carro", informou.

Durante os quatro primeiros anos de gestão de Eduardo Campos (PSB), entre 2007 e 2010, Isaltino Nascimento, no cargo parlamentar, foi líder do governo no Legislativo pernambucano. O flagra da suposta embriaguez do secretário causou constrangimento ao governo do Estado.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, e vários usuários criticaram e cobraram punição a Isaltino pela internet. “Cadê o inquérito da blitz sobre o secretário Isaltino, por que não mandaram para delegacia?”, disse, pelo twitter, Fred Leão. “Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, do PT, pego na lei seca  e com carro oficial. Que exemplo!”, destacou Bruno Reis. “Essa foi boa. "Isaltino Nascimento (PT) foi multado pela Lei Seca. Esses são os meus representantes”, escreveu Fulvio José.

Em comunicado pelo twitter, o assessor de imprensa do governador Eduardo Campos, Carlos Percol, disse que o secretário procurou o governador, na manhã desta sexta-feira, para falar sobre o incidente. Segundo o comunicado, o governador concedeu uma entrevista, no fim da manhã, onde “parabenizou agentes da blitz pelo fim das 'carteiradas'” no Estado, mas descartou a possibilidade de demissão de Isaltino do cargo. "Se um juiz de direito for pego numa blitz vai deixar de exercer sua profissão?".