Topo

Programa de fiscalização de táxis chega ao aeroporto Santos Dumont ainda em abril, diz Infraero

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

13/04/2012 06h00

O programa "Táxi Boa Praça", que está em funcionamento no Galeão, o principal aeroporto do Rio, desde o fim de janeiro, chegará ao aeroporto Santos Dumont, na zona sul da capital fluminense, na primeira quinzena deste mês. A informação foi confirmada pelo superintendente regional da Infraero, Abib Ferreira Júnior. O projeto foi desenvolvido para reprimir a circulação de táxis piratas nos aeroportos da cidade.

"Trabalhamos com essa perspectiva. Falta apenas detalhes técnicos, tais como o procedimento de instalação das câmeras na área de desembarque. Até o dia 15, tudo deve estar pronto", afirmou o superintendente da Infraero.

Por enquanto, os chamados "jóqueis" --agenciadores de táxis piratas-- continuam agindo livremente. Só no último sábado, dois homens foram presos por ofertarem o serviço ilícito a passageiros que desembarcaram no Santos Dumont. No Galeão, o programa "Táxi Boa Praça" obteve resultados positivos, mas ainda apresenta problemas, como mostrou o UOL nas reportagens "Falsos agenciadores de táxi mudam local e horário para burlar fiscalização no Galeão" e "Insuficiência de táxis credenciados gera filas e prejudica fiscalização em aeroporto do Rio".

"Se tirarmos esses táxis irregulares do meio-fio, a atuação dos jóqueis dentro do terminal vai diminuir", avalia Ferreira Júnior. Segundo ele, até o fim do ano, a Infraero vai abrir processo licitatório para credenciar mais duas cooperativas de táxis comuns no Galeão, e uma no Santos Dumont (que atualmente conta com apenas uma empresa).

A fiscalização da área de desembarque do Santos Dumont será feita com base em equipamentos de leitura óptica (OCR) que permitirão idenficar as placas dos veículos credenciados no sistema. Quem não estiver credenciado será multado em R$ 85, infração média, com perda de quatro pontos na carteira.

Fiscais da Secretaria Municipal de Transporte, PMs, agentes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal vão reforçar a segurança no local. Além disso, o governo municipal vai instalar placas de orientação e, em breve, interligar o sistema de vigilância com o Centro de Operações Rio, o que permitirá monitoramento em tempo real.

Fiscalização na área de embarque

A expansão do programa Táxi Boa Praça inclui a provável implementação do sistema de ordenamento nas áreas de embarque dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, nas quais hoje a circulação de táxis não credenciados e veículos de passeio é livre.

De acordo com a Infraero, a ideia é instalar um aparelho (timer) que vai calcular o tempo em que um determinado carro fica parado junto ao meio-fio.

"Esse pardal [fiscal]vai estabelecer um tempo para o motorista sair. Se ele ficar parado por mais de dez minutos, por exemplo, o aparelho registra, e o condutor será multado", explica Ferreira Júnior.