Topo

Hospital que pegou fogo no Rio restabelece consultas nesta sexta-feira

Vista aérea do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que pegou fogo por volta de 5h de quarta-feira (4), em Vila Isabel, na zona norte do Rio  - Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo
Vista aérea do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que pegou fogo por volta de 5h de quarta-feira (4), em Vila Isabel, na zona norte do Rio Imagem: Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo

Rodrigo Teixeira

Do UOL, em São Paulo

06/07/2012 06h01

Os pacientes com consultas agendadas para esta sexta-feira (6) serão atendidos normalmente no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em Vila Isabel, zona norte do Rio, que pegou fogo na manhã da última quarta-feira (4). A exceção é por conta do setor de pediatria, cujo ambulatório só retornará suas atividades na segunda-feira (9).

Quem não foi atendido e deseja reagendar sua consulta deve fazê-lo por telefone (veja a lista de ramais do hospital) ou pessoalmente na unidade.

Os atendimentos de quimioterapia, radioterapia e radiologia já acontecem normalmente no local e os pacientes que necessitam de hemodiálise podem procurar a unidade para serem conduzidos à rede conveniada ao SUS.

O corpo de Edenir Costa Pereira, 65, que morreu durante o incêndio, foi enterrado às 14h30 de ontem no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste carioca. Quinze pacientes foram transferidos para hospitais da região.

Segundo o hospital, não houve perdas em nenhuma das enfermarias, somente foi afetado o almoxarifado –onde começou o fogo, em um prédio anexo. De acordo com balanço, o fogo gerou prejuízos de R$ 5 milhões.

Hospital não possuía brigada de incêndio

Em nota enviada ao UOL, o Hupe confirmou que a unidade não tinha brigada de incêndio, mas informou que a equipe de vigilantes e agentes de segurança receberam treinamento para a prevenção e combate a incêndios, dado pelo Corpo de Bombeiros. Esta equipe teria detectado o fogo e acionado a corporação.

O último laudo emitido pelos bombeiros sobre a situação do hospital data de 2000. O hospital confirma a informação, mas alega que outras vistorias, em locais pontuais, foram realizadas antes de pequenas reformas e obras.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que em 2000 o hospital apresentou um projeto para adequar sua edificação à legislação. Esse projeto foi executado e então o documento formal foi emitido. De acordo com o órgão, a unidade do Corpo de Bombeiros em Vila Isabel esteve diversas vezes no hospital para conhecer regras de escape e fazer plano de ações na unidade.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, afirmou que uma brigada de incêndio será criada no Hupe. “A ideia é possibilitar a criação de uma brigada especializada na unidade. Vamos nos reunir com a direção do hospital e a Secretaria de Estado de Saúde para avaliar e rever, se necessário, os procedimentos relativos à unidade. O trabalho de rescaldo já foi encerrado. Agora o trabalho é da perícia”, disse. Os laudos devem ficar prontos de 15 a 30 dias. 

 A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio. O delegado da 20ª DP (Vila Isabel), Rodolfo Monteiro, é quem comanda as investigações.