Topo

Justiça determina bloqueio de conta bancária de agência de turismo acusada de golpe em estudantes

Rogério Barbosa

Do UOL, em São Paulo

17/07/2012 12h13

A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira (17) o bloqueio de R$ 25 mil de uma conta da empresa de turismo Trip & Fun, acusada de golpe porclientes que tiveram suas viagens canceladas ou interrompidas. A maioria dos clientes eram estudantes, que tiveram suas viagens de comemoração de formatura canceladas poucos momentos antes do embarque.

Segundo o despacho do juiz Jorge Alberto Quadros de Carvalho Silva, da 3ª Vara Cível do Foro Regional I de Santana, “a provável falência da ré e o perigo de que a sentença seja ineficaz, concedo a medida liminar e determino o bloqueio on line de R$ 25.449,60, a fim de assegurar o resultado de eventual condenação”.

A Polícia Civil de São Paulo já abriu um inquérito para apurar se a empresa cometeu crime de estelionato

A crise da empresa

Por meio de nota divulgada na última segunda-feira (16), a agência afirma que as viagens foram suspensas porque a empresa passa por problemas financeiros desde 2009, quando teve que cancelar viagens e, consequentemente, ressarcir clientes por causa da epidemia de gripe suína que ocorreu naquele ano.

Em 2011, cinzas do vulcão Puyehue (Chile), teriam motivado o cancelamento das viagens para Bariloche (Argentina) e, um surto de meningite as viagens para a Costa do Sauípe (BA). Em 2012, o problema seria a alta do dólar.

Ainda de acordo com a empresa, a ampla divulgação do adiamento da viagem de 30 estudantes para Cancún (México), em 2 de julho último, fez com que diversos outros clientes sustassem cheques que estavam por compensar, o que agravou ainda mais a situação financeira da empresa.

A empresa reconhece que pelos menos 1,2 mil clientes foram prejudicados. Explica que o atendimento presencial aos clientes foi suspenso porque seus funcionários estão sendo ameaçados por passageiros que se sentiram lesados.

Procurada pelo UOL para comentar a decisão, a empresa não se manifestou até a conclusão desta reportagem.