Topo

Lei Seca no Rio tem agentes fantasiados de balão e distribuição de bafômetros durante o Carnaval

Agentes circulam pelos blocos do Carnaval carioca fantasiados de balão da Lei Seca - Divulgação/Operação Lei Seca
Agentes circulam pelos blocos do Carnaval carioca fantasiados de balão da Lei Seca Imagem: Divulgação/Operação Lei Seca

Do UOL, no Rio

08/02/2013 10h35

Dois grupos de 11 agentes da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro vão circular pelos blocos de rua do Carnaval, a partir desta sexta-feira (8), trajados de balão. A fantasia remete ao tradicional balão de gás com o logotipo da Lei Seca que anuncia as blitze nas quais são flagrados motoristas alcoolizados.

A campanha inclui ainda a distribuição de cerca de 20 mil bafômetros descartáveis. Os foliões poderão soprar no aparelho e, se o resultado para alcoolemia for positivo, "eles terão certeza de que não podem dirigir", segundo a Secretaria Estadual de Governo.

"Vendo o resultado no bafômetro, a pessoa vai ter ideia de que realmente o que ela bebeu faz diferença no organismo e, por consequência, na sua capacidade psicomotora para dirigir", afirmou o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

"Não basta fiscalizar, é preciso conscientizar a população dos efeitos maléficos do álcool e direção para que haja mudanças efetivas e um número cada vez menor de mortes e acidentes devido à essa mistura", completou.

"Homens balão"

Os "homens balão" iniciam o plantão de Carnaval às 19h, em Ipanema, na zona sul, no bloco "Rola Preguiçosa". No mesmo horário, os agentes fantasiados poderão ser vistos no bloco "Vem Ni Mim Que Sou Facinha", no Arpoador, também na zona sul.

Nos próximos dias, eles circularão pelos blocos "Dois para lá, dois para cá", às 9h, no sábado (9), em Botafogo (zona sul); "Empolga às 9", às 9h, no sábado (9), em Copacabana (zona sul); Bangalafumenga, às 9h, no domingo (10), no Flamengo (zona sul); e AfroReggae, às 9h, na segunda-feira (11), em Ipanema (zona sul).