Topo

Em vídeo, ciclista atropelado em São Paulo perdoa motorista

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 13h40

Durante depoimento por meio de um video gravado pela família, o ciclista David Santos Sousa, 21, perdoou o estudante de psicologia Alex Siwec, que o atropelou no último domingo (10) na avenida Paulista. Sousa teve o braço arrancado com o impacto da batida. Segundo testemunhas, antes de atropelar Sousa, o motorista dirigia em zigue-zague e havia derrubado alguns cones que delimitavam a ciclovia.

O vídeo foi exibido nesta sexta-feira (15) no "SPTV 1ª Edição", da TV Globo. "Perdoo o cara que fez isso comigo", disse durante o testemunho de 30 segundos. Ele aproveitou para dizer que está com muita fé e agradeceu as pessoas que o estão apoiando, inclusive os ciclistas que fizeram protesto na Paulista.

O atropelador jogou o braço de David em um corrégo da avenida Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo. Ele aguarda decisão da Justiça na Penitenciária de Tremembé, região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

"Quero agradecer meus familiares que estão fazendo um bem tão grande pra mim. Estou sentindo vibrações tão boas, que estão fazendo me recuperar melhorar", disse. "Um abraço bem forte pra todos." Foi  com esta frase que Sousa encerrou seu depoimento. Ele está internado no Hospital das Clínicas desde o dia do acidente.

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva de Siwec. Uma decisão emitida na quarta-feira (13) fez com que o estudante continuasse preso. Durante o decreto, o juíz Kleber Leyser de Aquino, do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais), disse que Siwec tem "personalidade fria, cruel e insensível."

Sousa vai ganhar uma prótese biônica. A doação será feita pelo empresário Nelson Nolé, de Sorocaba (98 km de São Paulo). Segundo ele, o componente vai funcionar por comando cerebral, o que permitirá movimentos delicados e também de força.

Profissionais da empresa especializada em próteses aguardam pela autorização do Hospital das Clinicas, onde Sousa ainda está internado. "Essa visita será determinante para a preparação da prótese", disse Nolé.