Vans na zona sul do Rio passam a aceitar Bilhete Único e cobrar mesmo valor de ônibus
A partir deste sábado (18), as vans que circulam na zona sul do Rio de Janeiro deverão obedecer a itinerários fixos, vigiados por GPS, e aceitar o Bilhete Único, além de respeitar um layout único de acordo com a região onde circulam e cobrarem o mesmo valor da pasasgem de ônibus: R$ 2,75.
Como identificar vans irregulares
Carros em condições precárias, como pneus carecas, peças remendadas, podem significar que esse veículo não foi vistoriado. Vans com portas abertas, excesso de passageiro, também significam irregularidades. É fundamental também que o usuário perceba ou exija que o motorista ou seu auxiliar apresente seu cartão de identificação.
Os motoristas e cobradores que trabalham com vans ainda terão que usar uniforme como parte das novas regras para a circulação do transporte alternativo na cidade. A camisa deverá ser azul claro com gola azul índigo, contendo de um lado o brasão do município e do outro o tipo sanguíneo e fator RH, a exemplo do utilizado por profissões de risco, como bombeiros e policiais militares. O uniforme é completado por calça ou bermuda comprida azul jeans ou azul índigo e tênis ou sapato preto.
A circulação de vans foi proibida nos 11 bairros da zona sul no dia 15 de abril, pouco menos de duas semanas após uma turista americana ser estuprada dentro de uma van de transporte coletivo. As únicas linhas permitidas são as que fazem o trajeto Parque da Cidade-Gávea e Parque da Cidade-Fashion Mall, limitadas a 66 carros.
O Sindicato das Vans do Rio contesta a proibição, considerada midiática, e afirma que as vans transportam diariamente 900 mil pessoas, 100 mil apenas na zona sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.