Topo

Central dos Trabalhadores marca protesto para amanhã em aeroportos do país

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

01/07/2013 18h50

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) marcou para às 7h de terça-feira (2) um protesto em aeroportos espalhados pelo país, oportunidade em que será entregue cerca de 100 mil cartas para deputados federais, senadores e para a população, que estiverem transitando por terminais de todas as capitais do país e Brasília.

Em São Paulo, a manifestação ocorre no aeroporto de Congonhas, onde há maior concentração de parlamentares, segundo a CTB. No Rio de Janeiro a manifestação será no aeroporto Santos Dumont e em Belo Horizonte, no aeroporto da Pampulha.

O conteúdo da carta, que está disponível no site da central, pede o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, valorização das aposentadorias, saúde e educação de qualidade, entre outras reivindicações.

Os protestos serão feitos do lado de fora dos aeroportos no setor de embarque e desembarque. Segundo a CTB, a ideia não é bloquear vias nem entrar nos saguões para atrasar os voos. "Causar transtorno nos aeroportos seria um tiro no pé", diz o presidente da CTB, Wagner Gomes.

Para Gomes, divulgar a carta com a pauta vai chamar a atenção da população para o ato no próximo dia 11 de julho, intitulado pela central de Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações. "Vamos conscientizar os parlamentares para aprovar essas pautas. Queremos 10% do PIB para a saúde", diz o presidente.

As cinco maiores centrais sindicais do Brasil convocaram uma greve nacional e manifestações para o próximo dia 11 de julho, em mais um capítulo da onda de protestos que se espalha pelo Brasil.