Topo

Total de pessoas afetadas pelas chuvas em SC chega a 30 mil

Da Agência Brasil, em Brasília

26/09/2013 13h01

Oitenta e sete municípios foram atingidos pelas chuvas em Santa Catarina, no último fim de semana.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 30,4 mil pessoas foram prejudicadas em todo o Estado. O órgão recebeu 38 decretos de emergência ou calamidades.

Blumenau foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias. O alagamento deixou 12,3 mil pessoas desabrigadas, 281 desalojadas e 3,1 mil residências afetadas por inundações.

Desde o começo da semana foram divulgados dados que somam 958 estabelecimentos comerciais e 478 indústrias atingidos, além de seis postos de saúde e oito escolas também prejudicados pela chuva.

Houve deslizamentos de terra, pontes e malha viária danificada.

A situação mais crítica é na região de Rio do Sul, onde inundações bruscas do rio Itajaí-Açu atingiram 10,04 metros.

Alagamentos e outros danos deixaram 5.000 pessoas desalojadas e mais de mil desabrigadas. A rodovia SC-350 foi interditada. A prefeitura decretará situação de emergência, informou a Defesa Civil.

De acordo com o meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Clóvis Corrêa, não há previsão de chuva para os próximos dias.

O tempo continua estável em todo o Estado e há uma elevação de temperatura. Na capital catarinense a temperatura chegou a 17ºC nesta manhã.

A máxima prevista para hoje é de 20ºC. Em São Joaquim, considerada a região mais fria, a mínima foi de 0,7ºC e a máxima chega, hoje, a 12ºC.