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No Rio, Supervia devolverá valor da passagem em caso de pane em trens

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

30/09/2013 20h21

A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou nesta segunda-feira (30) a adoção de novos procedimentos para melhorar o atendimento aos passageiros em situações de emergência, entre eles a devolução do dinheiro da passagem em espécie.

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    Funcionários da Supervia usam cordão de crachá para "chicotear" passageiros

Nesse caso, o usuário deverá aguardar, em média, 30 minutos no local e seguir as orientações das equipes das estações, que passarão por treinamento. A empresa também vai distribuir cartilhas aos passageiros com orientações sobre as novidades. Segundo a concessionária, as resoluções serão implantadas até o dia 14 de outubro.

No último dia 12, após uma série de problemas no sistema de trens, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, exigiu da SuperVia, que entregasse até o final deste mês uma solução para reembolsar o passageiro caso ele não consiga chegar ao seu destino final.

A concessionária teria de devolver o valor da passagem em dinheiro caso não oferecesse condições para que ele seguisse viagem.

De acordo com a SuperVia, assim que CCO (Centro de Controle Operacional) confirmar a interrupção da circulação dos trens, haverá a entrega imediata de vales-viagem e declaração de atrasos em todas as estações.

Quem optar por receber o valor da passagem em espécie, deverá aguardar meia hora, em média, na estação.

Outras resoluções, definidas por uma comissão multidisciplinar formada pela concessionária no início de setembro, são o reforço na "orientação sobre as saídas de emergência nas composições com novos adesivos de sinalização e a aquisição de novos megafones, para "garantir a emissão das mensagens sonoras em qualquer situação".

A SuperVia também informou que está providenciando melhorias nas escadas de emergência dos trens e adquirindo mais escadas móveis para as estações.

A concessionária também informou que testa, na estação Central do Brasil, no Centro do Rio, um novo sistema de comunicação, conhecido como IDX (Information Delivery System, que em português significa Sistema de Entrega de Informação).

"A tecnologia compila as informações transmitidas pelo CCO e converte, por meio de áudio e vídeo, os avisos para os passageiros. O sistema audiovisual traz informações sobre os intervalos dos trens de forma regressiva, em tempo real", informou a SuperVia.

De acordo com a concessionária, ele será instalado em todas as estações até 2016.