Topo

Construção de 150 km de corredores de ônibus começa no 1º trimestre de 2014, diz Haddad

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 18h54Atualizada em 19/11/2013 21h14

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta terça-feira (19) que as obras de construção de 150 km de corredores exclusivos para ônibus devem começar no primeiro semestre de 2014. O anúncio foi feito durante o Fórum Sustentabilidade, promovido pela revista "Exame", em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

De acordo com o prefeito, 99 km de corredores já foram licitados e outros 50 km estão em processo de licitação. "Até fevereiro teremos o licencialmento ambiental dos corredores. [...] No primeiro trimestre [do próximo ano], vamos ter a licença para dar início à construção dos corredores", disse.

O prefeito destacou que os recursos para as obras serão do governo federal "porque São Paulo não tem recursos próprios para isso". A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 4,2 bilhões.

Veja mapa das faixas e corredores de ônibus na cidade de São Paulo

Os corredores serão implantados principalmente nas regiões leste e sul da capital, como o corredor Norte-Sul, que inclui a avenida 23 de Maio, o Celso Garcia e o Perimetral Bandeirantes-Salim Farah Maluf. O projeto inclui a construção de 13 terminais, além de pontes e viadutos.

A construção desses espaços exclusivos para o trânsito de ônibus é promessa de campanha do prefeito. Em seu plano de metas, lançado em março deste ano, Haddad anunciou a construção de 150 km de corredores até 2016.

Segundo a SPTrans --empresa que gerencia o transporte na cidade--, a capital paulista possui atualmente 119,3 km de corredores de ônibus e 264 km de faixas exclusivas.