Topo

Polícia de SC busca suspeito de incendiar ônibus; 3 menores são apreendidos

O ônibus é incendiado na madrugada deste sábado (5), em Criciúma (SC) - Alvarélio Kurossu/Agência RBS/Estadão Conteúdo
O ônibus é incendiado na madrugada deste sábado (5), em Criciúma (SC) Imagem: Alvarélio Kurossu/Agência RBS/Estadão Conteúdo

Dinilson Vieira

Do UOL, em Joinville

09/04/2014 14h55

Três adolescentes, um de 14 e dois de 16 anos, foram apreendidos e identificados pela Polícia Civil como suspeitos de incendiar um ônibus no bairro Vila Manaus, em Criciúma (194 km de Florianópolis). A ação aconteceu na noite de sexta-feira (4).

Dois jovens apresentavam ferimentos de queimaduras em braços e pernas. Um quarto suspeito, 18 anos, acusado de também participar do atentado, já foi identificado e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele está sendo procurado e pode ser preso a qualquer momento.

Segundo nota divulgada pela Polícia Civil de Santa Catarina, a apreensão do grupo ocorreu na terça-feira (8) à noite, mas foi divulgada apenas nesta quarta para não prejudicar as investigações.

Entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado (5), três ônibus foram incendiados em Criciúma. Os três menores, que confessaram o delito e acabaram liberados na presença dos pais, afirmaram, de acordo com a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) da cidade, que antes de decidir agir, souberam que outro ônibus havia sido incendiado próximo à Vila Manaus, por uma ordem que teria partido de um presídio da região.

Os jovens negaram que tenham recebido alguma ordem de bandidos. Alegaram que tudo não passou de um ato de vandalismo. A polícia não acredita nesta versão. Na linha de investigação seguida pelo delegado André Milanese, responsável pelo caso, os menores estariam mentindo para resguardar a pessoas que ordenaram a ação.

A Polícia apreendeu dois menores em suas casas, localizadas próximas ao local do crime cometido pelo grupo. Já o terceiro foi apresentado à DIC por familiares.

Ao todo, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de terça, sete coletivos foram incendiados em cinco municípios catarinenses: três em Criciúma, um em Florianópolis, em Joinville, Itajaí e Balneário Arroio da Silva.

Nenhum passageiro ou motorista ficou ferido. A identificação dos quatro jovens em Criciúma foi o primeiro avanço nas investigações da polícia nessa nova onda de atentados.

Em novembro de 2012 e janeiro e fevereiro do ano passado, 72 ônibus foram incendiados em dezenas de cidades catarinenses.