Topo

Manifestantes atacam PMs com fogos de artifício em Guarulhos (SP)

Policiais atingidos por fogos de artifício em Guarulhos (SP) - Reprodução/Band
Policiais atingidos por fogos de artifício em Guarulhos (SP) Imagem: Reprodução/Band

Do UOL, em São Paulo

16/05/2014 19h22Atualizada em 17/05/2014 12h07

Policiais militares e moradores do Jardim Santa Vicência, em Guarulhos (Grande São Paulo), entraram em confronto entre o final da tarde e o início da noite desta sexta-feira (16). O tumulto ocorreu nos arredores da rua Jamil João Zarif, que fica a poucos metros do terminal 4 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Segundo a Polícia Militar, o confronto começou após a realização de um protesto pelos moradores, cujo motivo não foi informado. Um grupo de manifestantes jogou grande quantidade de fogos de artifício contra PMs do Batalhão de Choque, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Acuados, os policiais tiveram de recuar. Cerca de 40 PMs atuaram inicialmente.

De acordo com a PM, os rojões foram roubados de uma loja que teria sido invadida e saqueada. Os moradores montaram barricadas com sacos de lixo e outros objetos. Veículos que estão em um estacionamento perto da área onde ocorreram os confrontos foram incendiados pelos moradores.

Depois de quase uma hora de confronto, a PM enviou reforço e conseguiu controlar a situação. Um grupo maior do Batalhão de Choque voltou a jogar bombas contra os manifestantes. 

A área em que ocorrem os confrontos é formada por residências e está localizada na periferia de Guarulhos. A PM não tem informações sobre detidos e possíveis feridos.