Topo

Manifestantes entram em confronto com a PM nas zonas norte e sul de SP

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 20h38Atualizada em 29/05/2014 22h33

Manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar durante dois protestos em São Paulo, na noite desta quinta-feira (29). Ambos fecharam vias na região.

De acordo com a polícia, cerca de 50 pessoas começaram um protesto na rua Deputado Cantídio Sampaio, na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, no fim da tarde. A manifestação fechou a via. O motivo seria a morte de 3 adolescentes do bairro.

A força tática foi enviada ao local por volta das 18h e entrou em confronto com os manifestantes, que colocaram fogo em caçambas, pneus e madeiras. A reportagem entrou em contato com a Associação de Moradores do local, mas ainda não obteve retorno.

Na zona sul da cidade, uma reintegração de posse terminou em confronto. Cerca de 1.200 pessoas foram retiradas de um terreno, no Jardim São Luís, por volta das 14h. Quatro horas depois, uma manifestação de um grupo que havia deixado o local também terminou em confronto com a polícia.

A PM informou que cerca de 30 pessoas colocaram fogo em objetos na rua Nova do Tuparoquera, que ficou fechada, e jogaram pedras nos veículos que passavam nas ruas.

Um grupo que estava ocupando o local justificou a ocupação afirmando que não tinha para onde ir. O terreno é propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Em maio, foram feitas duas reuniões entre os assentados e seus advogados, representantes da CDHU e da PM. Antes da operação desta quinta, foram impressos e distribuídos no assentamento dois mil panfletos avisando sobre a reintegração.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os moradores que participaram da última reunião se comprometeram a avisar os demais sobre a ordem judicial.

(Com EFE)

Manifestantes incendeiam ônibus na zona sul de SP

Manifestantes incendiam pneus e caçambas de lixo na zona norte de SP