Topo

Dono de canil com cães apreendidos é suspeito de planejar resgate de bichos

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2014 18h24

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (9),  um suspeito de planejar o roubo de 47 cães de raça do Canil Municipal de Gravataí, na grande Porto Alegre. O crime ocorreu na madrugada do último domingo. 

Sete dos cães foram encontrados na casa de uma parente do suspeito, em Porto Alegre. Já o homem foi preso em sua casa, em Gravataí. Ele foi levado ao Presídio Central, em Porto Alegre. A polícia tenta, agora, identificar os demais participantes do roubo e o destino dos outros 40 animais.

Na ocasião do roubo, cerca de dez homens armados e trajando coletes semelhantes aos da Polícia Federal invadiram o local e levaram os animais, todos das raças yorkshire, chihuahua, pug e spitz alemão, cujos valores de mercado variam entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Os outros 500 cães que estavam no local foram soltos no pátio.

Segundo o delegado Eibert Moreira, que investiga o caso, o homem de 57 anos --cuja identidade não foi revelada-- é o proprietário de um canil particular de onde 150 animais haviam sido recolhidos por uma ordem Judicial, depois de denúncias de maus tratos, em uma operação conduzida pelo Ministério Público. 

"No dia 1 de julho, foi firmado um termo de ajustamento de conduta em que os proprietários do canil assumiram o compromisso de regularizar a estrutura do local com a finalidade de recebê-los de volta", disse Moreira --o que acabou não acontecendo.

No momento do assalto, um dos funcionários do canil municipal foi rendido pela quadrilha quando se aproximou do portão para dizer que avisaria a FMMA (Fundação Municipal de Meio Ambiente) de Gravataí sobre o suposto mandado apresentado pelos falsos policiais federais. Irritados, os assaltantes invadiram o local e agrediram o empregado.

"Eles foram direto ao local onde estavam os animais apreendidos, pegaram o máximo que puderam e colocaram em veículos", disse Mário Rocha, coordenador do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Gravataí.