Incêndio em cortiço mata ao menos quatro pessoas em São Paulo
Um incêndio em um cortiço no bairro do Brás, na região central de São Paulo, deixou ao menos quatro pessoas mortas e nove feridas na madrugada desta quarta-feira (23), segundo informações do Corpo de Bombeiros. A ocorrência foi registrada na avenida Celso Garcia com a rua Bresser, próximo ao Templo de Salomão, da Igreja Universal.
Entre os mortos, há duas mulheres, um homem e uma criança. O Brás é um bairro de comércio popular no centro paulistano. A edificação atingida pelo fogo, além de ser usada como ponto comercial, também servia como moradia para entre 20 e 30 pessoas.
Há desaparecidos no local, e o número de mortos pode subir. Ainda não há detalhes sobre a identidade das vítimas, como nome e idade. O fogo teve início por volta das 5h.
Informações iniciais apontam que estrangeiros viviam no local e trabalhavam em uma oficina de costura ilegal.
O incêndio chegou à temperatura de 600ºC e se propagou rapidamente, informou o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo à "Rádio Estadão". Ainda não há informações sobre a causa do incidente.
Palumbo descartou a possibilidade de que o fogo se espalhe para imóveis vizinhos, mas admitiu que existe risco de desabamento do prédio, já que o incêndio afetou a estrutura, atingindo as lajes. O telhado do local desabou por causa do fogo.
Segundo Palumbo, o acidente pode ter sido provocado por um curto-circuito ou um acidente doméstico, durante preparo de alguma refeição. O capitão explicou que o fogo se propagou com rapidez e que as pessoas não conseguiram sair do local.
"É muito comum acontecer curto-circuito em locais desse tipo, quando você tem muito papel, madeira, colchão e madeirites que acabam separando ambientes", disse.
"Quando você tem uma série de equipamentos ligados em um ponto de tomada, muito comum nesse tipo de edificação, isso aquece demais o fio, a ponto de iniciar um incêndio."
De acordo com a corporação, 20 viaturas com 60 bombeiros foram enviadas ao local. O fogo já foi controlado. Dos quatro mortos, três foram encontradas durante o trabalho de rescaldo.
Por volta das 7h, havia várias interdições de vias na região. Pelo menos 36 linhas de ônibus foram desviadas pela SPTrans. A avenida Celso Garcia estava totalmente bloqueada nos dois sentidos na altura da rua Bresser.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.