Topo

Doria manda apagar grafites dos Arcos do Jânio e da av. 23 de Maio

Arcos do Jânio - Marcelo Justo/Folhapress - Marcelo Justo/Folhapress
O novo prefeito vai retirar todos os grafites na área conhecida como "Arcos do Jânio", na área central de São Paulo
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Do UOL*, em São Paulo

14/01/2017 12h35Atualizada em 14/01/2017 17h15

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou neste sábado (14) que vai retirar todos os grafites na área conhecida como "Arcos do Jânio", na área central, e também limitar as obras expostas na avenida 23 de Maio, na zona sul da capital paulista, onde participou da terceira ação do "São Paulo Cidade Linda", programa de zeladoria da gestão.

Desta vez, Doria deixou de lado o uniforme verde dos garis e colocou a roupa laranja. Com o motocompressor, óculos de proteção, máscara e avental, apagou os desenhos de uma mureta da 23 de Maio.

"Pintei com enorme prazer três vezes mais a área que estava prevista para pintar exatamente para dar a demonstração de apoio à cidade e repúdio aos pichadores", disse.

Ao fim, o sapato Osklen do prefeito ficou todo salpicado de tinta.

Durante o ato, pediu para os moradores de São Paulo filmarem, fotografarem e denunciarem pichadores: 

Se preferirem continuar pichando a cidade, terão o rigor da lei. É tolerância zero

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a pena prevista para quem pichar um monumento urbano varia de três meses a um ano, além de multa.

Apesar de reconhecer "grafiteiros e muralistas" como artistas, Doria afirmou que vai limitar as obras espalhadas pela 23 de Maio.

"Os grafites serão mantidos em oito espaços já definidos previamente pela Secretaria de Cultura. Os demais, que já estão envelhecidos ou infelizmente foram mutilados por pichadores, serão pintados", afirmou.

Questionado sobre os Arcos do Jânio, Doria disse que vai retirar o mural pintado no espaço: "Ali tem um projeto que vai ser feito, mas não haverá mais grafite." 

Em 2015, uma pintura do artista plástico Rafael Hayashi causou polêmica e acabou alvo de pichações. Opositores acusaram a obra de homenagear o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. À época, o artista disse que queria retratar um africano - e não um político.

'Grafitódromo' inspirado em Miami Beach

Doria também voltou a falar no "grafitódromo", espaço que quer reservar para painéis e murais na cidade, mas não informou em que região vai ser instalado.

A área, diz ele, teria lojas de itens licenciados para viabilizar o negócio e seria inspirada em "um bairro de Miami Beach", provavelmente referindo-se ao Wynwood Arts District.

O plano do "Cidade Linda" na 23 de Maio focou principalmente na poda de árvores, conservação de jardins e canteiros, além da limpeza de galerias.

Esses trabalhos serão feitos em ao menos 26 pontos da avenida, que também receberão, ao longo do sábado, trabalhos de varrição e limpeza de pichação, como havia acontecido nas avenidas 9 de Julho (no dia 2) e Paulista (no último sábado).

No seu primeiro fim de semana no cargo, Doria ficou trocando de uniformes para cumprir agenda na zona leste de São Paulo. Foi gari, pedreiro e ciclista. 

Lula

Doria aproveitou o passeio para alfinetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamou o ex-presidente de "o maior cara de pau do Brasil".

"Essa é uma muda de pau-brasil. Vou dedicar o plantio dessa muda ao Lula, Luís Inácio Lula da Silva, o maior cara de pau do Brasil. Presente para você, Lula", disse o prefeito sob aplausos. (Com Estadão Conteúdo)