Topo

RS: explosão de confetes é confundida com tiros e causa pânico em shopping

Lucas Azevedo

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

27/02/2017 14h16

A onda de criminalidade que assola o Rio Grande do Sul tem deixado os gaúchos com os nervos à flor da pele. Nesse fim de semana, estampidos dentro de um dos mais tradicionais shoppings de Porto Alegre causaram correria de clientes e fechamento de lojas. Tratava-se apenas de uma ação de marketing com o lançamento de confetes. A polícia chegou a ser chamada e constatou o mal-entendido.

O episódio ocorreu na tarde de sábado, no Shopping Iguatemi, de classe alta, na zona norte da cidade, na tarde desse sábado. Relatos de testemunhas dão conta de que cinco estampidos foram ouvidos. Clientes que estavam na praça de alimentação levantaram e deixaram o local correndo. Lojistas, com medo, trataram de fechar as vitrines.

Porém, o barulho não passava do estouro de latas de ar comprimido com confetes, enfeites de uma ação de marketing de carnaval de uma loja de cosméticos.

Uma testemunha que pediu para não ser identificada conta que diversas lojas fecharam as portas e que os seguranças do shopping, com armas em punho, circulavam pelo local. Demorou para que os ânimos voltassem ao normal. Após o mal-entendido, os logistas reabriram as lojas.

No início do mês, um sequestro relâmpago causou correria em um shopping de Porto Alegre, depois que um dos bandidos entrou correndo no local, fugindo da polícia. Dois homens foram presos e a vítima, liberada.

Um dia depois, um grupo armado invadiu uma a loja e levou mais de 200 iPhones, em outro shopping, também na zona norte da cidade.

Em junho, o ataque a um carro-forte que recolhia dinheiro de caixas eletrônicos de um shopping em Porto Alegre ocasionou tiroteio e fuga de criminosos em quatro carros. Um dos vigilantes da empresa de transporte de valores foi abordado quando saía do local com um malote. Dois colegas dele reagiram. Houve corre-corre no estacionamento.