Ronardi diz que empresa fiscalizada é só uma de suas inúmeras fornecedoras

Da Repórter Brasil

Deni Crispin Corrêa, advogado da Ronardi Comercial Exportadora de Madeira, em resposta à reportagem "Escravos na Amazônia", informou que a empresa questionou a Bonardi da Amazônia sobre a fiscalização do Ministério do Trabalho no Pará e que ela é "apenas uma de suas inúmeras fornecedoras".

Veja a íntegra da resposta:

"Após o recebimento de seu e-mail, questionamos a empresa Bonardi da Amazônia Ltda. a respeito de seus apontamentos em relação à fiscalização do Ministério do Trabalho na Fazenda Castelo, em Altamira (PA), a qual nos respondeu nos seguintes termos:

'No ano de 2012, a Bonardi Amazônia Ltda. sofreu uma fiscalização realizada pelo Ministério Público do Trabalho, na qual a empresa sofreu uma autuação por condições inadequadas de alojamento dos funcionários e por ter contratado trabalho terceirizado, situação está totalmente regularizada junto ao MPT.

Toda a regularização perante o MPT foi realizada através de um Termo de Ajuste de Conduta - TCA nº 1214/2012, o qual foi cumprido integralmente, razão pela qual foi determinado o seu arquivamento em definitivo.

Por fim, informamos ainda que não possuímos nenhuma pendência e ou restrição trabalhista conforme Certidão Negativa de Débitos Trabalhista em anexo.'

Em relação ao questionamento sobre o posicionamento da empresa quanto as situações reportadas no e-mail, a empresa Ronardi informa que repudia veementemente qualquer transgressão à legislação penal e/ou trabalhista, principalmente no que tange a mão de obra em condições análogas a escravo!!!

Atendendo a vossa solicitação, e até como medidas de compliance para conferir a veracidade de vossas informações que estão sendo divulgadas, informamos que voltamos a consultar o prontuário da empresa Bonardi da Amazônia junto aos órgãos competentes e tivemos informação de que não existe lista oficial sobre trabalho análogo a escravidão em vigência.

No que tange a relação existente entre a nossa empresa instalada no Estado do Paraná e a Bonardi Amazônia Ltda., informamos que a mesma é de cunho estritamente comercial, sendo esta última uma das inúmeras e demais empresas fornecedoras da Ronardi, não se tratando de empresas do mesmo grupo econômico nos termos da lei."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos