Vídeo flagra crianças fugindo de tiroteio em escola de P. Alegre; casos são recorrentes

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

A segurança dos alunos e professores da Escola Municipal Carlos Pessoa de Brum, Zona Sul de Porto Alegre, tem sido ameaçada por recorrentes tiroteios nos arredores da instituição. Imagens gravadas no local registraram ao menos dois momentos de tensão só nesta semana. A Brigada Militar diz que reforçou a segurança após os casos.

Em visita à escola na última quinta-feira, a vereadora Sofia Caledon (PT) publicou em suas redes sociais imagens de uma câmera de segurança que mostra crianças sendo surpreendidas com o barulho dos tiros durante o recreio e correndo desesperadamente para se proteger. O caso teria ocorrido no dia anterior.

No entanto, a própria parlamentar acabou sendo testemunha da insegurança no local, já que um novo tiroteio assustou os frequentadores da escola durante sua visita. Ela gravou o momento em que alunos seguiam a orientação de professores e se escondiam entre as paredes de um corredor que dificilmente seria atingido pelas balas.

Caledon ainda acusou a gestão do prefeito Nelson Marchesan (PSDB) de não dar a devida atenção ao problema que ameaça a segurança das 1,3 mil crianças e adolescentes que estudam na Carlos Pessoa de Brum (períodos da manhã, tarde e noite), além de 88 professores. "A comunidade escolar está abandonada".

Em contato com o UOL, o 21º Batalhão da Brigada Militar, que atua na área da escola, afirmou que a segurança do local foi reforçada e que a partir de quinta-feira uma equipe armada ficaria na área durante o período das aulas. Os tiroteios, segundo os policiais, são fruto do conflito entre facções criminosas rivais que atuam nos arredores da instituição.

As aulas foram suspensas na quinta-feira depois do novo tiroteio, e os portões da escola permaneceram fechados nesta sexta. O Batalhão, porém, informou que continua agindo no local e que desde quinta já prendeu dois suspeitos de envolvimento em crimes. A situação no início da tarde nos arredores era de normalidade, acrescentou.

Veja o vídeo completo postado pela vereadora

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos