Mulher que estava grávida de gêmeos diz que um bebê sumiu após parto na Bahia
Uma jovem acusa uma maternidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, do sumiço de um de seus dois filhos recém-nascidos. De acordo com depoimento prestado à polícia, Cleidiane Silva dos Santos estava grávida de gêmeos, mas só recebeu uma criança depois do parto.
A jovem de 22 anos foi à Maternidade Santa Helena, do Hospital São José, no dia 24 de junho para dar a luz a seus filhos gêmeos, Laercio Antony e Bryan Antony. Quando estava na sala de parto, à espera da operação, uma cesariana, sofreu um mal-estar e só se recuperou depois.
No dia seguinte, Cleidiane recebeu apenas um bebê, quando esperava por dois. Segundo seu depoimento à polícia, ela perguntou ao enfermeiro onde estava o outro, mas ele disse que havia apenas um.
De acordo com a delegada Andréia Oliveira, responsável pelo caso, Cleidiane contou ainda que uma enfermeira afirmou que o médico que fez a operação teria tirado uma foto para provar que havia apenas uma criança. A mãe, porém, não teve acesso à imagem.
“Cleidiane também contou que, quando chegou à maternidade, no dia 24, uma enfermeira ouviu o coração dos dois bebês e disse que estava tudo bem com ambos”, afirma a delegada, em entrevista ao UOL. A jovem, no entanto, tem poucas lembranças da hora do parto por causa do mal-estar. “Durante o procedimento, ela passou mal, até chegou a vomitar. Agora, estamos esperando o prontuário médico.”
Uma ultrassonografia feita na Clínica Radiológica de Ilhéus (CRI) no dia 3 de junho, quando Cleidiane estava com 37 semanas de gestação, endossa a versão da jovem. O exame mostra dois fetos, um com peso provável de 3,1 kg e outro, com 2,8 kg, além de outros detalhes, como circunferência abdominal e comprimento do fêmur.
Cleidiane registrou o boletim de ocorrência na última quinta-feira (6). No dia seguinte, a delegada enviou uma equipe para averiguação, que foi ao hospital na presença da mãe. Os oficiais, no entanto, não encontraram a equipe responsável pelo parto.
Como ainda não recebeu uma resposta do São José, a delegada enviou na tarde de segunda (10) um ofício que intima o diretor do hospital, o médico responsável e os enfermeiros que participaram do parto, a compareçam à delegacia para prestar depoimento.
“O hospital tem de explicar se tinha um ou dois bebês. E, se havia dois, tem de contar o que aconteceu com o outro, onde ele está”, afirma Andréia Oliveira. “Isso tudo está, no mínimo, muito estranho.”
A reportagem não conseguiu entrar em contato com o Hospital São José até o fechamento da matéria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.