Serra de Santa Catarina tem temperaturas abaixo de zero pelo 6º dia seguido
Mesmo com a perda de força da massa de ar que provocou uma onda de frio em parte do país, a temperatura caiu abaixo de zero nas cidades serranas de Santa Catarina pelo sexto dia seguido. Na madrugada deste sábado (22), a mínima foi de -4,9ºC no município de Bom Jardim da Serra.
A temperatura também ficou negativa nos municípios de Urupema (-3,3ºC) e São Joaquim (-1,5ºC). As cidades da serra catarinense, que fica no sul do Estado, amanheceram com geada.
Segundo a meteorologista Marilene de Lima, do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), órgão do governo catarinense, o centro da massa de ar polar já está sobre o Oceano Atlântico e perdeu força.
De acordo com ela, as temperaturas baixas persistem nas noites e madrugadas por causa do resfriamento mais acentuado da terra, em função da incidência solar mais fraca nesta época do ano, e por causa da ausência de nuvens nos últimos dias, o que acelera o resfriamento.
Durante o dia, a temperatura sobe aos 17ºC na serra catarinense. Segundo a meteorologista, as próximas duas madrugadas ainda poderão ter marcas abaixo de zero na região.
O recorde de frio de 2017 na serra e no país foi registrado na última quarta-feira (20), quando os termômetros marcaram -8,8ºC em Bom Jardim da Serra. “Esta foi a onda de frio mais intensa do ano até o momento. Ainda poderemos ter ondas fortes de frio em agosto”, afirma Marilene de Lima.
Previsão para o país
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura subirá entre hoje e amanhã na região Sul, com máxima prevista de 28ºC neste domingo (23).
A temperatura também está em elevação no Centro-Oeste. Nesta região e no Sudeste, o céu aparece entre nublado e parcialmente nublado no fim de semana. Há previsão de chuva em partes do Nordeste e da região Norte entre hoje e amanhã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.