Topo

Policial é afastado após disparar balas de borracha contra 4 pessoas em ambulância

Renan Prates

Colaboração para o UOL

31/08/2017 14h28

Um policial, cujo nome não foi revelado, foi afastado e virou alvo de investigação na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O oficial foi flagrado disparando quatro tiros com bala de borracha dentro de uma ambulância que atendia quatro pessoas na última terça-feira (29).

Tudo começou com uma ocorrência rotineira de trânsito. Um motorista de um carro atingiu um motociclista em uma das avenidas mais movimentadas da cidade gaúcha.

O coronel Kleber Goulart, comandante Regional de Policiamento Ostensivo responsável pelo município de Uruguaiana, explicou ao UOL que a Brigada Militar foi chamada para atender a ocorrência de trânsito. Quando chegou ao local, uma grande confusão ao redor do carro foi notada. A guarnição, então, “marcou posição” na tentativa de acabar com a movimentação.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra um dos integrantes da Brigada Militar se dirigindo até uma viatura. O policial, em seguida, vai em direção a ambulância onde estavam o motociclista, seu pai, irmão e o médico. Nas imagens, pe possível ver o policial disparando quatro tiros de bala de borracha na direção dos quatro.

“São cenas fortes, já me manifestei contra isso. Se analisarmos somente as imagens, dá para ver que ele não usou a técnica adequada. Nós previamente afastamos este policial, até para preservá-lo”, explicou Goulart.

O coronel acrescentou que a investigação será feita pelo comando da Brigada Militar em Uruguaiana. Serão ouvidas todas as pessoas envolvidas no caso, desde os motoristas da moto e do carro, até as testemunhas que estavam no local e os policiais. Não existe prazo para o término da investigação. Enquanto isso, o policial está afastado e exercerá funções administrativas.

“Os policiais colocaram no registro da ocorrência que receberam ameaças de algumas das pessoas que estavam no local. Alguns ficaram tão exaltados que tentaram chutar o carro da pessoa que atropelou o motorista que estava na moto. Um dos policiais disse ter sido agredido. Tudo isso será alvo de investigação”.