Seis escolas de Janaúba são reprovadas em vistorias do Corpo de Bombeiros

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Corpo de Bombeiros

    11.out.2017 - Bombeiros fazem vistorias em escolas municipais de Janaúba (MG)

    11.out.2017 - Bombeiros fazem vistorias em escolas municipais de Janaúba (MG)

Entre terça-feira (10) e quarta-feira (11), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez vistorias em seis escolas municipais de Janaúba, norte do Estado, para saber se tinham sistemas de prevenção a incêndios e nenhuma foi aprovada. As inspeções foram motivadas pelo ataque incendiário que deixou 11 mortos no último dia 5, quando um segurança entrou em uma creche e ateou fogo em si mesmo e em diversas vítimas.

A prefeitura da cidade confirmou as inspeções e disse que vai instalar os equipamentos de segurança recomendados pelos bombeiros.

A creche então chamada Gente Inocente não tinha alvará para funcionamento emitido pelos bombeiros. O comandante do Corpo de Bombeiros no Estado falou na ocasião que mesmo que a creche tivesse um sistema de segurança contra incêndios, o ataque não poderia ter sido evitado.

Mas o ataque e a falta do documento na creche alvo fez com que autoridades locais começassem a vistoriar outras instalações educacionais da cidade.

Das seis escolas vistoriadas, nenhuma recebeu a aprovação do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais de 20 instituições devem ser visitadas pelos bombeiros.

Ontem, foram vistoriadas as escolas Americo S. Oliveira e Madre Candida. Hoje, as escolas Marcolino E. Barbosa, Prof. Carmelia Pires, Prof. Herogina ferraz e a creche Neusnaria Mendes.

De acordo com o tenente-coronel Waldeci Gouveia, do Corpo de Bombeiros "nenhuma das escolas apresentavam os meios preventivos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para que haja o funcionamento regular". Segundo ele, a previsão é de que mais duas escolas sejam vistoriadas até sexta-feira (13).

Divulgação/Corpo de Bombeiros
11.out.2017 - Até sexta-feira, mais duas escolas vão passar por vistoria

Gouveia informou que os bombeiros estão trabalhando ao lado da prefeitura, que se comprometeu a providenciar os meios mínimos preventivos, que incluem a instalação de sinalizadores e extintores, até o final de semana, para que os alunos possam ir à aula na segunda-feira (16).

"Nós estamos trabalhando intensamente. Estamos numa fase que a gente chama de reabilitação e recuperação. Todo esse procedimento que o Corpo de Bombeiros está participando faz parte dessa fase. Passamos a fase de socorro, as vítimas já estão atendidas, já estão nos hospitais de referência, e, agora, nós vamos participar, juntamente com a prefeitura, nessa fase de reabilitação", informou o tenente-coronel.

Vigia da creche tinha problemas psicológicos

A prefeitura de Janaúba confirmou as vistorias e o compromisso de instalar o que foi pedido pelo Corpo de Bombeiros.

Na tarde de terça-feira (10), o governo federal recomendou a liberação de R$ 3,7 milhões pelo Ministério da Educação à Janaúba para a construção de duas creches e uma quadra esportiva na cidade. O presidente Michel Temer (PMDB) recebeu o prefeito de Janaúba no Palácio do Planalto e se solidarizou com os moradores da cidade.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos