Topo

PM de SP é detido com maconha e cocaína, alega ser usuário e é liberado

24.out.2017 - Maconha e cocaína apreendidas com soldado da zona sul de SP - Divulgação
24.out.2017 - Maconha e cocaína apreendidas com soldado da zona sul de SP Imagem: Divulgação

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 11h43Atualizada em 25/10/2017 11h43

Um soldado da PM que atua na zona sul de São Paulo foi detido em flagrante na noite desta terça-feira (24) com 15 pinos de cocaína e nove porções de maconha próximo a um ponto de tráfico de drogas. Levado para a delegacia, ele alegou que as drogas seriam para consumo próprio e foi liberado na sequência.

O soldado Wellington Correia da Silva, 32, trabalha na 3ª Companhia do 37º Batalhão da PM (Polícia Militar), no Capão Redondo. Segundo a Polícia Civil, ele foi detido por homens da Rota, a tropa de elite da PM, na rua Majer Kucinski, no Jardim Comercial, por volta das 21h, e levado ao 47º DP (Distrito Policial), no mesmo bairro.

De acordo com o relato dos policiais que conduziram o soldado à delegacia, a primeira versão de Silva era de que ele iria extorquir dinheiro de traficantes da região. Depois, mudou a versão, afirmando que as drogas seriam usadas para consumo próprio. Esta última versão foi apresentada ao delegado de plantão.

O delegado plantonista entendeu a afirmação como verdadeira, registrou um termo circunstanciado de posse de entorpecentes, e liberou o soldado. Além da maconha e cocaína apreendidas com o soldado, os policiais da Rota apreenderam a arma que estava com Silva e cerca de R$ 300.

A reportagem tentou entrar em contato com Silva através de seu batalhão, mas foi informada que ele não estava no local.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) disse, por meio de nota, que o PM contou que estava no local para comprar drogas para consumo pessoal. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal. A Corregedoria da Corporação foi comunicada e instaurou uma apuração preliminar administrativa.