Topo

Polícia acha imagens de câmeras de segurança que mostram assaltantes em hotel de luxo em SP

Janaina Garcia e Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

14/11/2017 16h39

A polícia teve acesso a imagens registradas por câmeras de segurança durante um assalto ao hotel Golden Tulip, nos Jardins, área nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (14). Elas estão sendo analisadas por policiais do 78º Distrito Policial, onde o caso foi registrado.

O hotel foi invadido por volta da 2h40 por ao menos oito homens armados. Eles roubaram pertences de funcionários, um caixa eletrônico e carros de hóspedes.

Na manhã desta terça-feira, policiais haviam afirmado que os criminosos fugiram do local levando também um computador onde estariam armazenadas imagens registradas pelas câmeras de segurança no momento do crime. 
 
Horas mais tarde, a polícia disse que nem todas as imagens foram levadas. O UOL obteve parte dessas filmagens.
 
Elas não mostram toda a ação dos bandidos: retratam alguns suspeitos caminhando na garagem do estabelecimento, uma Fiorino que foi usada no crime e um homem mexendo em uma câmera de segurança.
 
O hotel tinha câmeras em outros ambientes, mas nem a Polícia Civil, nem a assessoria de imprensa do estabelecimento deram detalhes do que aconteceu com as filmagens desses outros ambientes.
 
A polícia também não esclareceu se as imagens disponíveis são suficientes para identificar os suspeitos, que entraram sem máscaras, nem com quaisquer outros adereços que dificultassem seu reconhecimento. 
 
Até o início da tarde da tarde, ninguém ainda havia sido preso.
 

Hóspedes não foram rendidos; funcionários, sim

Segundo a assessoria de imprensa do grupo, nenhum hóspede foi abordado pelos criminosos, e o hotel "está em contato com as autoridades que investigam o caso. Não houve feridos, e as atividades do hotel continuam normalmente".

Um funcionário do hotel disse à polícia que dois assaltantes entraram pela garagem do estabelecimento e renderam os manobristas. Outros dois criminosos entraram pela porta principal e dominaram o porteiro.

Os bandidos roubaram pertences dos funcionários e também um caixa eletrônico para operações de câmbio de moeda, que ficava no mezanino do edifício, em uma área comum de circulação. O aparelho conteria quantia equivalente a cerca de R$ 5 mil.

De acordo a Polícia Civil, a partir do depoimento de um dos manobristas, as autoridades passaram a suspeitar que os assaltantes demonstraram ter "pleno conhecimento do hotel". Eles usaram barras de ferro para movimentar o cofre do caixa eletrônico até a Fiorino, o veículo que utilizaram no assalto.

"A gente veio aqui só para assaltar"

Um dos hóspedes do hotel, o engenheiro Fábio Viana, de Brasília, disse não ter percebido o assalto da madrugada.

"Por volta das 4h, escutei um barulho no lobby, achei até que eram os funcionários falando muito alto, aquilo estava me incomodando, cheguei a pensar em descer e pedir para falarem mais baixo. Mas continuei dormindo. Levantei umas 5h e pouco da manhã, fui para a academia fazer uma esteira e, no café da manhã, fiquei sabendo que teve um assalto --e que fizeram reféns em uma salinha, com armas na cabeça", relatou.

Para Viana, a sensação "é de insegurança". "Não é a primeira vez que fico aqui --eu andava nas imediações falando ao celular porque tinha uma sensação de segurança, agora eu não vou mais fazer isso", afirmou.

Segundo o hóspede, um funcionário abordado pelos assaltantes relatou a forma como se deu o roubo.

"Ele me disse que chamou a atenção a calma dos assaltantes, que diziam aos funcionários [reféns]: 'A gente não quer fazer nada com vocês, fiquem calmos, fiquem tranquilos, a gente sabe que vocês são trabalhadores, a gente veio aqui só para assaltar'", disse.

As investigações sobre o crime são conduzidas pela 78º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada como roubo a estabelecimento e roubo de veículos. O caso é investigado pelo delegado Rogério Nader, com assessoria de equipes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). De manhã, a Polícia Científica fez a perícia no hotel.