Violência no Rio

Jovem deixa mochila cair no chão e é morto em abordagem policial no Rio

Do UOL, no Rio

  • Reprodução

    Luis Guilherme dos Santos tinha 18 anos e trabalhava com produção de eventos

    Luis Guilherme dos Santos tinha 18 anos e trabalhava com produção de eventos

Um jovem morreu na madrugada de quarta-feira (3) após ser baleado durante uma abordagem policial em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O disparo foi efetuado por um PM depois que o rapaz, identificado como Luis Guilherme dos Santos, 18, se abaixou para pegar a mochila que havia caído no chão.

A vítima foi atingida nas costas e chegou a ser levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi sepultado nesta quinta (4).

Segundo a Polícia Civil, o policial militar foi ouvido na Central de Flagrantes da 53ª DP (Mesquita), mas não recebeu voz de prisão porque, além de ter se apresentado espontaneamente, prestou socorro imediato e reconheceu o erro fatal durante depoimento.

Parentes relataram ao jornal "Extra" que a vítima trabalhava com produção de eventos e retornava para casa após ajudar a desmontar um palco em um shopping de Nova Iguaçu. Ele e outros dois colegas estavam em um caminhão e trafegavam, de acordo com a Polícia Civil, em alta velocidade.

Na versão inicial da polícia, o PM efetuou o disparo porque pensou que o rapaz poderia estar armado. Segundo nota da Polícia Civil, "foi levado a erro pelas circunstâncias do momento".

O policial vai responder inicialmente por homicídio culposo (sem intenção de matar), de acordo com a 53ª DP, e aguardará a conclusão do inquérito em liberdade.

O autor do disparo também será submetido a um IPM (Inquérito Policial Militar). A corporação informou que ele já foi afastado de suas funções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos