Topo

"Aterrorizado", diz advogada de casal que descobriu câmera escondida em apartamento alugado

Casal procurou a polícia após encontrar câmera escondida em apartamento alugado Imagem: Arquivo Pessoal

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

29/01/2018 10h28

O casal que descobriu uma câmera escondida em um apartamento alugado na Airbnb, em São Vicente, no litoral paulista, na última quinta-feira (25), está "aterrorizado" e com medo do que possa sido ter feito com as filmagens. De acordo com a advogada Cátia Menecatte, os jovens irão aguardar as investigações para decidir o próximo passo.

“Temos que esperar a Polícia Civil para entender a extensão do ocorrido”, afirma Cátia, em entrevista ao UOL. “Não sabemos se só uma pessoa viu ou foram várias. Será que foi gravado, publicado em algum lugar?”

Veja também

Leia mais

Segundo a advogada, é esta a insegurança do casal, que quer saber o que foi feito com as filmagens. “É mais do que um aborrecimento. A moça está aterrorizada. É a mesma questão de uma violação de conteúdo.”

Cátia vai esperar a conclusão da investigação da polícia, que deverá elucidar grande parte dessas dúvidas, para decidir o próximo passo a ser tomado pelos clientes. A Airbnb já reembolsou o casal pelo aluguel do quarto, mas precisa pagar os custos extras da viagem do casal.

O UOL procurou pelo dono do apartamento ou seu advogado, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

O caso

O casal de noivos, da região do ABC, pretendia passar quatro dias no litoral paulista. Ao chegarem à residência, na Ilha Porchat, na última quinta-feira (25), notaram uma luz vermelha atrás de um dos espelhos na casa.

Ao verificarem, descobriram uma câmera que não constava no anúncio do aluguel. O homem desligou o aparelho.

De acordo com a advogada, minutos depois, o anfitrião ligou para o telefone fixo do apartamento para saber se estava tudo bem. “Foi aí que meu cliente reclamou que tinha uma câmera e ele respondeu que era por motivos de segurança.”

O regulamento da Airbnb proíbe qualquer câmera de segurança que não esteja explicitamente visível na casa dos anfitriões.

Desconfiado, o casal chamou a polícia e fez um boletim de ocorrência. A câmera foi recolhida e será encaminhada ao Instituto de Criminalística para investigação.

Anfitrião banido

Ao UOL, a Airbnb informou que baniu permanentemente o usuário dono do apartamento em São Vicente.

“As regras de uso da plataforma são claras ao proibir câmeras em quartos ou banheiros”, diz a nota. “Caso estejam em outros locais da casa, essa informação deve ser divulgada no anúncio.”

A empresa informou ainda que está “à disposição das autoridades policiais para auxiliar na investigação”.

Segundo Cátia Menecatte, a empresa já reembolsou o casal pelo aluguel do quarto. Agora, ela negocia os custos extras. “Depois que fizeram o boletim de ocorrência, eles se transferiram para um quarto de hotel porque não se sentiam mais seguros ali”, conta. “Houve outros custos.”

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Aterrorizado", diz advogada de casal que descobriu câmera escondida em apartamento alugado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano