Topo

Polícia de RR prende suspeito de ataques incendiários contra casas de venezuelanos

O morador de rua Gordon Fowler, 42, da Guiana, foi preso em flagrante nesse sábado (10) - Polícia Civil de Roraima/Divulgação
O morador de rua Gordon Fowler, 42, da Guiana, foi preso em flagrante nesse sábado (10) Imagem: Polícia Civil de Roraima/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 11h55

A Delegacia Geral de Homicídios de Boa Vista confirmou a prisão do suspeito de realizar um ataque incendiário contra duas casas que abrigavam imigrantes venezuelanos na capital de Roraima. A ação deixou ao menos quatro feridos por queimadura.

De acordo com a delegacia, o autor do ataque é o morador de rua Gordon Fowler, 42, natural de Georgetown, na Guiana. Ele foi preso em flagrante por volta das 21h desse sábado (10) no mesmo bairro onde ocorreram os ataques, Mecejana.

Nas investigações, a Polícia Civil contou com imagens de um vídeo que mostrava o momento em que o suspeito jogou um objeto com fogo e causava a explosão. Pelo menos 31 venezuelanos moravam no local.

As imagens mostraram o suspeito em frente à casa, por volta das 4h da última segunda-feira (5). Ele acendeu um objeto e jogou por cima do muro, há uma explosão e ele foge.

Material apreendido com o morador de rua em Boa Vista (RR) - Polícia Civil de Roraima/Divulgação - Polícia Civil de Roraima/Divulgação
Material apreendido com o morador de rua em Boa Vista (RR)
Imagem: Polícia Civil de Roraima/Divulgação

O crime foi registrado pelo sistema de segurança de uma residência próxima à moradia dos venezuelanos. Uma das vítimas, uma mulher, teve queimaduras de segundo grau no rosto, no pescoço e nas costas.

O outro ataque, ocorrido na madrugada da última quinta (8), deixou ferida com queimaduras graves uma família de venezuelanos --uma criança de 3 anos e os pais dela. Eles também moravam no local com outros imigrantes.

As bombas foram jogadas para dentro do imóvel e provocaram o incêndio no quarto onde vivem, ao todo, seis adultos e sete crianças. Todos dormiam na hora do crime.

Fowler será indiciado por tripla tentativa de homicídio e por duas tentativas de homicídio em relação ao primeiro ataque. A Polícia Civil não descarta que a motivação do crime seja xenofobia, ou seja, aversão a estrangeiros.

O rapaz será encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.