Temer viajará ao Rio neste sábado para discutir intervenção no Estado
O presidente da República, Michel Temer (MDB), viajará ao Rio neste sábado (16) para discutir a intervenção federal na segurança pública do Estado, cujo decreto será assinado nesta sexta-feira (15).
Uma reunião deverá acontecer no Palácio Guanabara, sede do Executivo estadual, junto ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), ministros e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também viajará à cidade neste sábado.
Temer decidiu no início da madrugada desta sexta-feira decretar intervenção. O Exército passará a ter responsabilidade sobre as polícias, os bombeiros e a área de inteligência do Estado, inclusive com poder de prisão de seus membros.
Veja também
- Josias: Temer acha que ousadia fará seu projeto de reeleição decolar
- Sakamoto: Retirar comando civil neste contexto é decisão equivocada
O interventor será o general Walter Braga Neto, comandante Militar do Leste. Na prática, o oficial vai substituir Pezão na área de segurança. A decisão do governo federal contou com o aval de Pezão.
A intervenção na Segurança Pública do Rio vai reduzir a violência no Estado?
Resultado parcial
Total de 100673 votosValide seu voto
A previsão é que o decreto, que será assinado na tarde de hoje, determine a intervenção até o final de 2018. A ideia inicial é que a tropa das Forças Armadas saia às ruas para tentar coibir a violência e oferecer um tipo de sensação de segurança à população.
Não se trata de uma típica intervenção federal, onde o governador é afastado, mas uma intervenção em que apenas a área de segurança passará ao controle do governo federal.
Com este decreto, o comandante militar do Leste poderá afastar os comandantes das Polícias Militar e Civil, mas ainda não há decisão sobre o que será feito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.