Após decreto de intervenção na segurança, RJ tem rebelião em presídio
Detentos deflagraram uma rebelião no presídio Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense, na noite deste domingo (18). De acordo com informações da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o motim começou após inspetores de segurança e administração penitenciária frustrarem uma tentativa de fuga de internos.
A rebelião ocorre dois dias após o governo federal decretar intervenção na área de segurança no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com a Seap, há reféns no presídio, que conta com detentos armados.
O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves, ativou o centro de crise no CICC (Centro Integrado de Controle e Comando). O GIT (Grupamento de Intervenção Tática), o Subsecretário de Gestão Operacional e a Coordenação de área já estão no local, com o apoio do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais.
Mais cedo, a Seap havia afirmado ter "antecipado" medidas de controle para evitar problemas no sistema carcerário do estado que conta 54 unidades de detenção.
"Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidades no sistema carcerário", disse Alves através de nota.
A Defensoria Pública do Estado do Rio informou através de nota que está acompanhando a situação no presídio em Japeri. Defensores da Coordenação de Defesa Criminal e do Núcleo do Sistema Penitenciário estão a caminho da unidade para colaborar nas negociações "para que a normalidade seja restabelecida com maior brevidade possível e sem maiores danos para todos os lados envolvidos", diz trecho da nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.