Topo

Policiais e traficantes trocam tiros em horário escolar e assustam moradores da Maré

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2018 13h39Atualizada em 22/02/2018 20h14

Moradores do Complexo da Maré, conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro, relataram nesta quinta-feira (22), por meio de suas redes sociais, uma operação policial na favela. De acordo com relatos, houve confrontos entre policiais e bandidos e tiros foram ouvidos. Um veículo blindado e um helicóptero também foram empregados na operação.

A página do Facebook Maré Vive informou confrontos nas comunidades Vila do Pinheiro, Salsa e Merengue e Vila do João. Segundo a Redes da Maré, moradores relataram que dois "caveirões" circularam nas favelas Salsa e Merengue, Parque Ecológico, Vila do João, Vila do Pinheiro, Conjunto Pinheiro e Conjunto Esperança.

A operação ocorreu durante o horário escolar, conforme a denúncia moradores.

A Polícia Civil informou, em nota, que a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) realizou uma operação no conjunto de favelas com apoio do Serviço Aeropolicial para cumprir mandados de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, os agentes foram recebidos a tiros e houve confronto. Não há informações de feridos até o momento. A operação foi encerrada por volta das 18h.

A polícia afirmou que, durante a operação, encontrou uma "área de lazer do tráfico", conhecida como "Piscina Nova". No local, segundo a polícia, foram encontrados 50 kg de maconha e 780 sacolés de cocaína. Um suspeito de ser fornecedor de armas foi preso.

Operações em curso

A Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou hoje uma ação no Morro do Juramento, na zona norte.

A atuação policial visou combater os crimes de roubo de cargas e de veículos, além do tráfico de drogas. Equipes do 41º Batalhão de Polícia Militar (Irajá) e do 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA) participaram da ação. Durante o confronto, dois suspeitos foram presos. Um deles foi baleado e socorrido. Foram apreendidas duas pistolas 9 mm e dois rádios.

As operações policiais ocorrem em um momento em que o Estado está sob intervenção federal, que repassou para as Forças Armadas a responsabilidade pela segurança pública no Rio de Janeiro. Homens do Exército não participam, contudo, dessas ações policiais.

O Rio de Janeiro viu a crise da segurança pública se agravar nos últimos meses, com casos de violência durante o Carnaval. Por conta da situação, o decreto de intervenção federal já foi aprovado pelo Congresso e está em vigor. O interventor nomeado é o general Braga Netto, responsável por comandar as forças de segurança no Rio.