Topo

FAB intercepta avião com mais de meia tonelada de cocaína no MT

Avião bimotor foi interceptado pela FAB - Divulgação/FAB e Polícia Federal
Avião bimotor foi interceptado pela FAB Imagem: Divulgação/FAB e Polícia Federal

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

06/03/2018 18h50

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou nesta terça-feira (6) um avião bimotor com mais de 500 kg de cocaína na área rural de Nova Fernandópolis, em Mato Grosso. Segundo a Força Aérea, o bimotor decolou da Bolívia.

No espaço aéreo brasileiro, o piloto de um caça Super Tucano da FAB interrogou o piloto do outro avião como determina a legislação, mas não obteve resposta. Quando não há um retorno da aeronave questionada, ela se torna suspeita. 

6.mar.2018 - Aeronaves da FAB realizam interceptação de avião com drogas - Divulgação/FAB e Polícia Federal - Divulgação/FAB e Polícia Federal
Bimotor transportava mais de meia tonelada de cocaína
Imagem: Divulgação/FAB e Polícia Federal
A FAB então determinou que o piloto suspeito mudasse a rota e pousasse no aeródromo de Cuiabá, mas não foi atendida. Apenas quando os militares se preparavam para disparar o tiro de aviso é que o bimotor fez um pouso forçado em uma fazenda de Nova Fernandópolis.

Outros dois caças e um avião radar da FAB auxiliaram na ação, que faz parte da operação Ostium para impedir crimes na fronteira brasileira.

A Polícia Federal no Estado foi acionada para fazer a abordagem do piloto e da aeronave em solo, momento em que foi descoberta a droga. Não foi informado qual era o destino da cocaína nem qual o procedimento tomado com o piloto da aeronave.