Topo

Reconstituição da morte de Marielle dura 5h, tem tiros e isolamento

Luis Kawaguti

Do UOL, no Rio*

11/05/2018 04h54Atualizada em 12/03/2019 15h59

A reconstituição dos assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, foi concluída por volta das 4h15 desta sexta-feira (11), mais de cinco horas após o seu início, por volta de 23h do dia anterior.

Os dois foram mortos a tiros no dia 14 de março quando voltavam de carro de uma reunião política no centro do Rio de Janeiro. O ataque vem sendo tratado como crime político e está recebendo grande atenção da cúpula da intervenção federal no estado.

Houve seis disparos de arma de fogo durante a reconstituição. Eles ocorreram entre 2h50 e 4h. A polícia alternou tiros sequenciais e rajadas de disparos de diferentes tipos de armas automáticas. O trabalho pretendia tentar confirmar a hipótese da polícia de que os assassinos usaram uma submetralhadora

Outro objetivo era tentar checar o grau de habilidade do assassino, pois uma das hipóteses da polícia é que o ataque foi realizado por pessoas treinadas.

Toda a reprodução simulada do crime, que mobilizou cerca de 200 homens da PM e do Exército, foi realizada com a participação de quatro testemunhas --entre elas, uma assessora de Marielle que estava no carro e sobreviveu ao ataque e pessoas que estavam próximas ao local do crime. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que não presenciou o crime mas chegou ao local minutos depois, também esteve presente.

Segundo o delegado Giniton Lages, da Divisão de Homicídios, a reconstituição tinha como objetivo reproduzir as condições exatas do assassinato. "Não contamos com imagens do momento em que o crime ocorreu. Em investigações com esse problema, a reprodução simulada é imprescindível", afirmou.

"É preciso buscar a percepção auditiva [das testemunhas] e com ela levantarmos qual o armamento empregado. Se há perícia ou não do atirador para o manuseio dessa arma e qual é o disparo realizado, se esse disparo é em rajada, se o disparo é intermitente, enfim, perguntas muito importantes para a continuidade das investigações", disse Lages.

Os testes com munição e armamento podem embasar provas em um processo judicial posterior. Sacos de areia foram colocados no local do crime, no bairro do Estácio --o intuito foi criar barreiras de proteção, já que a reconstituição teve tiros reais.

Um Gol branco foi levado para se passar pelo veículo em que Marielle estava no momento da execução.

A fim de preservar as testemunhas, a polícia "envelopou" com lonas pretas todo o perímetro do crime, ocorrido no centro da capital fluminense, a cerca de 700 m da prefeitura.

O espaço aéreo sobre a área foi fechado e até o uso de drones, proibido. A circulação de pedestres também foi interditada e mesmo o trânsito de moradores foi restrito durante toda a simulação assim como o acesso da imprensa.

Preparação

Por volta das 19h de quinta-feira, militares do Exército passaram cordas de um lado a outro da rua João Paulo I. O carro semelhante ao que Marielle e Anderson estavam chegou ao local pouco tempo depois, cercado por policiais e militares. O isolamento das áreas começou às 20h. Após o término dos trabalhos, o trânsito foi liberado.

Os trechos interditados foram a rua Joaquim Palhares, entre as ruas Haddock Lobo e Ulysses Guimarães; a rua João Paulo I, entre a avenida Paulo de Frontin e a rua Joaquim Palhares; e a rua Estácio de Sá, entre as ruas Hélio Beltrão e Joaquim Palhares.

Delegado não comenta vazamentos

Lages evitou comentar as suspeitas sobre o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o ex-PM Orlando Curicica, apontados por uma testemunha como mandantes do crime, segundo o jornal "O Globo". Tanto o político como o ex-policial negam as acusações.

"Independentemente de qualquer reportagem da imprensa, a delegacia continuará cumprindo o protocolo de não divulgar nenhuma informação. O sigilo é fundamental para esta investigação", declarou o delegado.

Ontem, porém, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, confirmou que os homens apontados pela testemunha, cuja identidade tem sido mantida em sigilo, são investigados pela polícia e demais autoridades envolvidas na resolução do caso.

O delator também revelou, segundo o jornal carioca, que um policial lotado no 16º BPM (Olaria) e um ex-policial do 22º BPM (Maré) estariam no carro usado na morte de Marielle. Procurada, a PM informou não ter sido "comunicada sobre o envolvimento de policiais militares no caso em questão".

Lonas pretas foram colocadas na rua do crime para garantir o sigilo dos trabalhos (Marielle) - Paula Bianchi/UOL - Paula Bianchi/UOL
10.mai.2018 - Lonas foram colocadas na rua do crime para garantir o sigilo dos trabalhos
Imagem: Paula Bianchi/UOL

Para que serve a reconstituição?

Trata-se de uma forma de obter provas técnicas para se chegar à autoria dos assassinatos, segundo o delegado Orlando Zaccone, que atualmente está licenciado. "Talvez a linha de investigação esteja voltada para a apreensão da arma, ou seja, a investigação chegaria no autor por meio da arma", opina.

O delegado explicou por que a contribuição da sobrevivente do ataque é fundamental.

"Tem que ser feito com a presença dela [assessora de Marielle] para averiguar a posição do carro, o momento dos disparos, o quanto o carro andou depois dos disparos. Ela vai dar informações que podem esclarecer dúvidas", analisa Zaccone.

De acordo com o delegado, hipóteses são aferidas a partir do conjunto de evidências do inquérito e dos relatos das testemunhas. Daí o uso de munição e armamento real para efetuar esses testes.

Reconstituição Marielle sacos de areia - Luis Kawaguti/UOL - Luis Kawaguti/UOL
Sacos com areia serão usados para tiros no local da reconstituição
Imagem: Luis Kawaguti/UOL

O direcionamento, no entanto, vai ser dado pelos delegados que presidem o inquérito. "Há uma série de perguntas que podem ser feitas: foram as cápsulas achadas no chão que atingiram Marielle? Esse tipo de armamento poderia ter feito os disparos da forma que foi feito? E assim por diante", explica.

Hélio Buchmüller, presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses, explica que a polícia também testaria uma ou mais versões de testemunhas.

Segundo ele, a perícia verifica se tudo o que foi coletado até então é possível. "Uma testemunha diz que viu e ouviu aquilo; a perícia verifica se é possível de acordo com as condições: horário, iluminação, distância. É um processo complexo que requer experiência."

Na avaliação dele, o fato de a reconstituição ocorrer quase dois meses após os assassinatos não prejudica as investigações. "Ainda que seja quase dois meses depois, é melhor fazer do que não fazer. É um processo muito interessante para verificação de versões", diz.

Carro de Marielle foi perseguido; 13 tiros foram disparados

O carro de Marielle foi perseguido por um Cobalt prata após deixar um evento no centro da cidade. Na rua Joaquim Palhares, o veículo onde estava a parlamentar foi fechado, e um homem que estava no banco de trás do automóvel perseguidor fez os disparos, de acordo com relatos colhidos pelo jornal "O Globo". Uma testemunha disse que viu o braço do atirador para fora do carro e declarou que ele era negro.

Ao menos 13 tiros foram disparados, quatro dos quais atingiram a cabeça de Marielle e dois, as costas de Anderson.

Cápsulas de projéteis de calibre 9 mm foram deixadas para trás pelos assassinos, algumas delas do lote UZZ 18, extraviado da Polícia Federal.

Carro que persegue Marielle - Reprodução/Globo News - Reprodução/Globo News
Imagem obtida pela polícia mostra carro perseguindo veículo da vereadora
Imagem: Reprodução/Globo News

Tanto as placas quanto o próprio carro foram clonados pelos executores do crime.

*Com informações do Estadão Conteúdo