Brasil faz exercício militar com tropas da China pela 1ª vez em Goiás

As Forças Armadas do Brasil realizam exercício militar com tropas da China, Estados Unidos e outros países. Segundo a Marinha, a Operação Formosa é realizada em Goiás e pela primeira vez conta com a participação chinesa. A ação, que mobiliza 3 mil militares e segue até o dia 17.

O que aconteceu

Operação Formosa é um exercício militar realizado anualmente pelas Forças Armadas brasileiras. Ela leva o nome por ser realizada na cidade de Formosa (cerca de 280 km de Goiânia), em Goiás. A operação começou no dia 4 e segue até 17 de setembro.

Esta é a primeira vez que a China participa com tropa constituída. No ano passado, EUA participaram da operação com tropas constituídas, e a China apenas como observadora. Segundo a Marinha, é a primeira vez que há participação de "parcelas de tropa constituída de ambas as nações amigas".

Convidar nações amigas para participar dos exercícios militar é comum. Segundo as Forças Armadas, a ideia é promover "uma maior integração" com as forças de países aliados e "troca de experiências".

Além da China, as outras nações amigas que participam da Operação Formosa outros nove países: África do Sul, Argentina, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão, República do Congo e EUA.

As atividades preparam fuzileiros navais da Marinha para atuarem em conjunto com outras Forças de nações amigas
As atividades preparam fuzileiros navais da Marinha para atuarem em conjunto com outras Forças de nações amigas Imagem: Sargento D. Cruz/Marinha do Brasil

Continua após a publicidade

A ideia do exercício militar é realizar simulações de cenários de combates, testar equipamentos e tecnologias e promover uma maior integração entre Exército, Marinha e Aeronáutica.

As simulações são feitas com munição real e armas das Forças Armadas brasileiras. Além disso, exercícios contarão com aeronaves, veículos blindados e anfíbios, artilharia, além de lançadores de mísseis e foguetes. Outras atividades realizadas são: atendimento pré-hospitalar tático, controle de espaço aéreo e reconhecimento de agentes nucleares, químicos e biológicos.

Ao todo, participam mais de 3 mil militares das três Forças Armadas Brasileiras. Um destaque da edição deste ano é que, pela primeira vez, mulheres fuzileiras navais participarão dos exercícios.

Blindado atira durante exercício militar em Formosa
Blindado atira durante exercício militar em Formosa Imagem: Sargento D. Cruz/Marinha do Brasil

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes