PM multa motoristas em fila de postos no DF, e governador cancela punição

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL

Motoristas que estavam na fila para abastecer em um posto da quadra 202 da Asa Sul, no centro de Brasília, no Distrito Federal, foram multados por policiais militares na manhã desta sexta-feira (25). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a ação. No entanto, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou que as multas serão anuladas e condenou a atitude do policial militar, que recebeu uma advertência.

Em um dos vídeos, uma mulher que foi multada conta que os carros estavam na fila para abastecer havia pelo menos 30 minutos. "Isso é um absurdo. É o único posto que tem gasolina e os policiais estão multando porque disseram que estamos estacionados em área proibida", disse a condutora.

Já em outro trecho, há bate-boca e um dos integrantes da corporação chega a dizer que está apenas fazendo o trabalho dele.

Leia também:

Ao UOL, inicialmente a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que foi chamada por moradores para verificar uma situação de bloqueio de vias. No local, segundo a corporação, os agentes verificaram que alguns condutores impediam o tráfego de veículos. Os policiais pediram que os motoristas deixassem o local, o que foi negado e acabou levando à aplicação de multas em uma "situação isolada", mas que foi "necessária para garantir o direito dos demais".

Após o anúncio do governador, a PM mudou o posicionamento e, em nota, informou que não está multando condutores em filas de postos. "A Polícia Militar notificou e não notificará qualquer condutor à espera de abastecimento. Eventual notificação será cancelada", diz o comunicado.

Segundo o Art. 253 do Código Brasileiro de Trânsito, "usar veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via" é passível de infração gravíssima, que pode até levar à suspensão do direito de dirigir por doze meses e à apreensão do veículo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos