Prefeito descarta feriado em SP, mas não garante ônibus e aulas na terça
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou no fim da manhã deste domingo (27) que serviços essenciais da cidade, como aulas nas escolas municipais e circulação dos ônibus (mesmo que parcial), estão garantidos para segunda-feira (28). Por esta razão, por ora, a possibilidade de se declarar feriado ou ponto facultativo na cidade está afastada.
Segundo o prefeito, porém, o combustível disponível na cidade para os veículos ligados aos serviços municipais é suficiente para manter as atividades gerais apenas até amanhã e não há garantias de funcionamento na terça-feira (29).
Covas falou à imprensa após mais uma reunião do comitê extraordinário de gerenciamento de crise criado pela prefeitura, que reúne o prefeito e representantes das principais secretarias municipais.
Leia também:
- Gasolina do Brasil é uma das mais caras? Confira
- 6 perguntas para entender a alta dos combustíveis
- A crise do diesel, de Dilma à greve dos caminhoneiros
"Fizemos ontem uma série de operações para garantir os serviços essenciais e, com isso, no dia de hoje [domingo], o único serviço que está prejudicado é o da coleta seletiva [de lixo]", disse Covas. "Com isso, não há nenhuma necessidade de ponto facultativo ou feriado."
Os serviços de coleta de lixo na cidade foram suspensos na sexta-feira e, segundo o prefeito, é a única atividade que está prejudicada.
A prefeitura realizou operações especiais de escolta que ajudaram a trazer alguns caminhões carregados de combustível de refinarias do interior do estado para a capital.
Foi o suficiente para abastecer três postos, com gasolina, etanol e diesel, que estão reservados a atendimento exclusivo a veículos da prefeitura. A intenção é manter essas operações nas próximas horas e ampliar o número de postos à disposição.
Atenção a escolas e transportes
"Hoje não temos nenhuma necessidade; mantemos apenas três pontos de atenção", disse Covas, mencionando, além da coleta, o transporte coletivo e as escolas públicas.
Segundo a prefeitura, as escolas municipais têm gás de cozinha e ingredientes para merenda suficientes para servir os alunos apenas nesta segunda-feira. As aulas, para amanhã, estão mantidas.
Novas operações de escolta de combustível estão sendo planejadas para as próximas horas, para a manutenção das aulas de terça-feira em diante, mas por ora não há garantias da prefeitura.
O mesmo vale para os ônibus. "As companhias devem circular com 60% a 80% da frota amanhã [segunda-feira]", disse. Para terça-feira, não há combustível suficiente e a confirmação do serviço depende da chegada de novos reforços de diesel.
Neste domingo, embora houvesse previsão de que as linhas circulassem com apenas metade da frota comum para o dia, que já é menor do que durante a semana, o prefeito informou que não houve reduções. "Os ônibus estão circulando com 100% da frota tradicional de domingo", afirmou.
Circulação de caminhões liberada na cidade
Covas informou também que assinou um decreto, nesta manhã, liberando a circulação de caminhões na capital até o próximo domingo – a circulação de veículos de transporte pesados é restrita durante o dia em grande parte do centro expandido da cidade.
“Acabei de assinar um decreto suspendendo a circulação de caminhões na cidade até domingo que vem”, afirmou. “Com isso, esperamos, com o fim das manifestações, ter uma circulação maior para que o abastecimento da cidade possa voltar à normalidade nesta semana.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.