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Bastidores do pouso em BH: tanque cheio, pneu deformado e macaco hidráulico

20.dez.2018 - Avião da Latam faz pouso de emergência no aeroporto de Confins - Twitter/Reprodução
20.dez.2018 - Avião da Latam faz pouso de emergência no aeroporto de Confins Imagem: Twitter/Reprodução

Bruno Aragaki

Do UOL, em São Paulo*

20/12/2018 11h48

A aeronave que precisou fazer pouso de emergência 73 minutos depois de decolar de Guarulhos na madrugada desta quinta-feira (20) tinha combustível suficiente para voar, pelo menos, mais dez horas - tempo necessário para chegar até Londres, destino original do voo LA8084.

Mas um problema ainda não confirmado pela Latam obrigou a aeronave a pousar, com o tanque cheio, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Segundo a companhia, todos os passageiros foram retirados em segurança da aeronave.

Pouso de emergência - Twitter/Reprodução - Twitter/Reprodução
Bombeiros fazem resfriamento em torno de pneus de aeronave em BH
Imagem: Twitter/Reprodução
Trocas de mensagens em grupos de funcionários a que a reportagem teve acesso sugerem que houve pane elétrica no Boeing 777-300. Relatos de passageiros nas redes sociais apontam o mesmo problema. A companhia aérea, no entanto, não confirma a informação.

Com o peso da aeronave e a velocidade, oito pneus se deformaram, e agora a Latam averigua maneiras de levar um macaco hidráulico para retirar o avião do meio da pista. Confins só tem uma pista, o que obriga a interrupção das operações.

O aeroporto de Confins não dispõe desse tipo de equipamento, que será transportado de São Paulo. Mas como a pista do aeroporto está interditada, e as empresas estudam maneiras de levar o material até Belo Horizonte.

Enquanto isso não se resolve, o aeroporto de Confins, única ligação direta entre a capital mineira e o exterior, está desde às 2h de hoje fechado, a poucos dias do Natal.

Passageira relata tensão

Por meio de seu Twitter, uma internauta indentificada como Paula disse ser uma das passageiras do voo LA8084 e relatou, com fotos, o clima no avião quando o piloto anunciou problemas técnicos.


*Colaboraram Leonardo Marthins e Alexandre Saconi