Topo

São Paulo bate recorde de temperatura mínima do ano; e vai piorar

 Pessoas caminham e se protegem do frio na manhã deste sábado no Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo - BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pessoas caminham e se protegem do frio na manhã deste sábado no Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo Imagem: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Talita Marchao

Do UOL, em São Paulo

06/07/2019 03h02Atualizada em 06/07/2019 12h07

A cidade de São Paulo registrou hoje a menor temperatura do ano: 7,4ºC às 7h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura mais baixa até agora tinha sido registrada no dia 9 de junho, de 11,1º C. A expectativa de institutos de meteorologia, como Inmet e Climatempo, é que a temperatura mínima na cidade caia ainda mais nas próximas madrugadas, chegando aos 5ºC no domingo e atingindo um novo recorde.

Esta é a maior onda de frio prevista para este ano no Brasil. Existe a possibilidade de geada em áreas mais frias da capital paulista e na Grande São Paulo. Segundo a Climatempo, a previsão de temperatura mínima para hoje é de 6ºC, e a máxima, de 15ºC. A tendência, segundo o instituto, é a de que as mínimas na cidade só subam acima de 10ºC na próxima quarta-feira.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de SP), em algumas áreas da cidade as temperaturas chegaram perto de 2ºC --em Engenheiro Marcilac, no extremo sul da cidade, o frio chegou a 2,3ºC; na Capela do Socorro, também na zona Sul, a temperatura chegou a 3,6ºC. A estação meteorológica da USP registrou 4,8°C.

Existe ainda a possibilidade de temperaturas negativas no fim de semana nas regiões da Serra da Mantiqueira e no sul do estado, segundo a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

5.jul.2019 - Pedestres enfrentam frio na avenida Paulista nas proximidades do cruzamento com a rua Augusta, em São Paulo - DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO - DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
5.jul.2019 - Pedestres enfrentam frio na avenida Paulista nas proximidades do cruzamento com a rua Augusta, em São Paulo
Imagem: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

A meteorologista diz ainda que a frente fria que atinge a região Sul do país e o estado de São Paulo é semelhante à que atingiu o país em 2016, quando São Paulo chegou registrar 3,5ºC em 13 de junho de 2016. Ela dá ainda uma boa notícia para quem fica na capital paulista no feriado de 9 de julho: apesar das quedas de temperatura recordes no ano, os dias devem ser de sol, apesar do frio intenso.

A menor temperatura já registrada em São Paulo, segundo a Climatempo, foi em 2 de agosto de 1955, quando a cidade atingiu -2,1ºC.

O Inmet e o Climatempo estimam as medições de temperatura com base na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, que registra dados desde 1943. Já o CGE faz a sua própria medição em 29 pontos da capital --por isso, na média calculada pelo órgão, a temperatura mais baixa registrada neste ano em São Paulo é de 9,4ºC, já que há estações medidoras em regiões mais frias da cidade, como nas áreas de serra.

O CGE também afirma que o final de semana prolongado terá recordes de temperatura mínimas. Com base nos dados meteorológicos do CGE, a Defesa Civil decretou estado de alerta em toda a cidade.

A meteorologista da Climatempo explica ainda que a região Sul do Brasil será a mais atingida pela massa de ar polar. "O coração da frente fria estará sobre o Sul do país no final de semana, por isso as regiões das serras gaúcha e catarinense já começam a registrar temperaturas negativas. E isso vai se repetir no fim de semana", explica Josélia, acrescentando a possibilidade de geadas, e até mesmo de neve, no Sul. O frio só dá uma trégua conforme a frente fria se aproximar do mar.