TJ-GO diz que suco de uva aumenta chance de conciliação em audiências
Um estudo feito pela juíza Aline Tomás, da 2ª Vara de Família de Anapólis (GO), chegou a uma conclusão curiosa: a ingestão de glicose — um suco de uva — pode aumentar em 30% o índice de acordos em audiências de conciliação.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Goiás, entre abril e dezembro do ano passado, a magistrada separou duas salas para conduzir as audiências. Numa delas, oferecia água e na outra, suco de uva. Na pesquisa de mestrado, ela testou a glicobiologia no Judiciário. No total, foram 659 audiências.
"O que a gente observou foi uma média de 40 a 45% de acordos na sala que havia só água e mais de 70% naquelas em que oferecíamos suco, em situações absolutamente semelhantes", observou a juíza.
A magistrada explica que na glicobiologia as pessoas têm centro de recompensa e o centro de punição.
"Quando as pessoas chegam para uma audiência, é o centro de punição que está ativado, com sensações de raiva e desconforto. O suco de uva, ou seja, a glicose, trabalha justamente aí fazendo a transição do centro de punição para o centro de recompensa, que traz sensações de bem-estar e facilidade de comunicação e negociação", expõe.
Agora, a magistrada apresentará ao Tribunal de Justiça de Goiás o Projeto Adoce, que sugere que experimento seja testado nas demais varas de família do estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.