Topo

Jovem leva facada na cabeça, mas sobrevive em Santa Maria (RS)

Faca ficou cravada na cabeça do jovem, que não lembrava como havia sido atingido - Divulgação/Brigada Militar
Faca ficou cravada na cabeça do jovem, que não lembrava como havia sido atingido Imagem: Divulgação/Brigada Militar

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

03/10/2019 14h02

Um jovem de 19 anos foi hospitalizado após ter uma faca de açougueiro, de cerca de 25 centímetros de comprimento, cravada na cabeça na madrugada de ontem em Santa Maria (RS), a 292 quilômetros de Porto Alegre. Ele está internado em estado grave no Hospital Universitário de Santa Maria e passou por uma cirurgia para retirada do objeto.

De acordo com o subcomandante do 1º Regimento da Brigada Militar, major Rois Tavares, o jovem voltava para casa quando foi atacado na rua José de Alencar, próximo de uma praça. Ele ainda conseguiu chegar até sua residência, onde familiares acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O nome dele não foi divulgado.

Para a polícia, o jovem relatou que não lembrava por quem e como foi abordado. A suspeita inicial era que ele teria sido assaltado, entretanto, os parentes não deram falta de nada - como carteira ou celular. Segundo o major, a vítima tentou tirar a faca por conta própria e precisou ser contido por familiares até a chegada de atendimento médico. Quando os PMs entraram na casa da família, encontraram o jovem com sinais vitais. "Ele interagiu com os PMs. Na medida do possível, os policiais procuraram mantê-lo calmo", observa Tavares.

Ele foi encaminhado às pressas para o Hospital Universitário de Santa Maria, passou por uma cirurgia que retirou a faca, que estava alojada no lado esquerdo da cabeça. Na manhã de hoje, a vítima permanecia na sala de recuperação do bloco cirúrgico, aguardando liberação de leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. Por enquanto, o jovem não está falando porque está entubado.

O crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Maria. Conforme o chefe de investigação da delegacia, Luis Castro, ainda não está claro o que pode ter acontecido. "Por enquanto, nada está descartado. Pode ser desde um assalto, no qual ele reagiu e foi esfaqueado, até uma briga de bar", observa o policial.

Agentes da delegacia estão fazendo uma varredura naquela região da cidade atrás de câmeras de segurança que possam ter captado a ação. A intenção é refazer, através de imagens, o caminho percorrido por ele até a residência. Por enquanto, não há suspeitos. Ainda segundo o chefe de investigação, a vítima tinha passagem pela polícia por posse de drogas.